SEGUIDORES

sábado, 1 de setembro de 2012

Em bom português: anti-touradas, anti touradas ou antitouradas?


Antes da entrada em vigor do Novo Acordo, a hifenização não seguia as mesmas regras no português europeu e no português do Brasil.
Com o prefixo anti-, enquanto o Formulário Ortográfico de 1943 (para o Brasil) determinava que havia hífen quando a seguir viesse uma palavra começada por h, r ou s, na Norma de 1945 (Portugal), com este mesmo prefixo, o hífen era colocado antes de h, i, r ou s.
Se nalgumas áreas o AO passou ao lado das desejadas simplificação e unificação de normas dos dois lados do Atlântico, com o hífen, o objetivo foi atingido: estabeleceu-se uma regra igual para toda a lusofonia mais simples do que as que estavam em vigor.
Salvaguardando casos especiais*, podemos dizer só há hífen quando o segundo elemento começa por h ou a letra final do prefixo se vir ao espelho, ou seja, for igual à que inicia o segundo elemento.
Com hífen: anti-imperalista, micro-ondas, super-requintado, circum-murado, sub-bibliotecário, anti-higiénico.
 
Sem hífen: autoestrada, antitanque, hipermercado, minigolfe, megamanifestação.

CONCLUSÃO: Tanto em Portugal como no Brasil, antitouradas não leva hífen (e nunca levou!), pois o segundo elemento não começa pela mesma letra com que termina o prefixo (neste caso, i) nem por h.

*O caso especial mais importante tem a ver com uma regra nova (e muito útil!) introduzida pelo AO que determina o uso de hífen obrigatório antes de estrangeirismos, nomes próprios ou siglas. Já escrevíamos dessa forma, mas não havia uma regra que validasse essa prática.
Assim, em relação à troika (do russo troïka, «trio»), devemos escrever anti-troika.
O dicionário da Porto Editora regista três sentidos para a palavra: 1. trenó puxado por três cavalos; 2. conjunto de três pessoas ou coisas; trio; 3. grupo de trabalho ou delegação composto por três membros.
E não é que Portugal parece mesmo um trenó... à deriva e sem cavalos?

Bom fim de semana!
AP

2 comentários:

  1. Olá António,

    Muito mais simples, assim.
    Gostei daquela do "espelho". Sempre coloquei hífen, nos casos que referiu, mas acho que era intuitivo.
    Não gosto de touradas, mas gosto de antitouradas.

    Bom sábado, com luz.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Post divulgado no Portal Teia
    Seria muito legal ver meu banner por aqui,se desejar,o código está em nossa primeira página,embaixo.
    Até mais

    ResponderExcluir