A. Em 1999, diz-se no Ciberdúvidas em relação à palavra dinossáurio: “Os linguistas que colaboram nos dicionários em Portugal podem registar este termo, mas, cientificamente, têm o dever de indicar: a) que ele foi mal formado; b) que tem uso restrito em alguns meios académicos; c) que se deve preferir o emprego de dinossauro, porque, além de etimologicamente correcto, é um termo corrente em Portugal e no Brasil.”
B. Independentemente da etimologia, tanto em Portugal como no Brasil, os dicionários registam ambos os termos, o mesmo acontecendo com os Vocabulários do Portal da Língua Portuguesa e da Academia Brasileira de Letras.
CONCLUSÃO:
Atendendo ao que fica dito no parágrafo, é legítimo empregar dinossauro e dinossáurio como sinónimos em todo o espaço da língua portuguesa.
C. Origem de cada uma das palavras:
1. Dinossauro vem do grego deinós, «terrível» + saũros, «lagarto».
2. Quanto a dinossáurio, para Carlos Marques da Silva (colaborador do Museu Nacional de História Natural), deriva de Dinosauria:
“O termo Dinosauria foi cunhado por Sir Richard Owen (n.1804 - f.1892), insigne médico e paleontólogo britânico. Owen apresentou na “British Association for the Advancement of Science”, em 1841, uma comunicação sobre répteis fósseis da Grã-Bretanha. Foi no texto impresso dessa comunicação, publicado em 1842, que surgiu pela primeira vez o vocábulo Dinosauria. O termo é, portanto, um neologismo, concatenado, latinizado e formalizado por Owen em meados do séc. XIX. É do termo Dinosauria, e não de uma pseudopalavra grega ancestral, que deriva o vocábulo português dinossáurio.
Quando surge o termo em português? É difícil responder com exactidão a esta pergunta. Todavia, cabe a João Bonança (1891) a primeira referência conhecida a dinossáurios em Portugal.”
In http://paleoviva.fc.ul.pt/pdfdivulgpaleo/Guiaprofs01.pdf(acedido em 7.09.2012)
Abraço.
AP
Olá António,
ResponderExcluirConcluindo: podemos dizer dinossauro, dinossáurio ou dinaussaro?
Percebi bem?
Só me soa bem o primeiro.
Beijo da Luz.
Podemos dizer dinossauro ou dinossáurio, embora prefira e use dinossauro.
ResponderExcluirQuanto ao "dinaussaro", foi uma dislexia minha, já corrigida graças ao seu comentário...
;)
António,
ResponderExcluirFala, frequentemente, da "sua" dislexia.
Está a brincar, isto é, não sofre de qualquer dislexia, mas engana-se, como toda a gente. Não é isso?
Eu sou muito observadora, mas, por vezes, não observo os meus próprios erros.
Abraço da Luz.
Não estou a brincar, sou mesmo disléxico, embora não em grau elevado. Na escrita, suprimo palavras e sílabas e mudo letras de sítio. Na leitura, de vez em quando, também "meto os pés pelas mãos"...
ExcluirÉ aflitivo, pois tenho de ler vezes sem conta o que escrevo.
Abraço.
AP