SEGUIDORES

domingo, 2 de setembro de 2012

Em bom português: super descascada, super-descascada ou superdescascada?

Esta é uma campanha publicitária a uma marca de cerveja a decorrer na Margem Sul (do rio Tejo), onde há várias praias. Para entender cabalmente a oportunidade desta iniciativa localizada, acrescento que a Praia do Meco é uma praia naturista… mesmo para as cervejas!

O equivalente no Brasil ao "descascada" (sem roupa) seria "pelada"
 
Vamos às regras que regem este prefixo. O Acordo Ortográfico manteve o que já estava em vigor, ou seja, com os prefixos hiper, inter e super só há hífen antes de h e r ( hiper-ridículo, inter-regional, super-homem).
Dica (já referida na mensagem de ontem) aplicável a todos os prefixos e com uma eficácia de mais de 95%: Pôr hífen apenas antes de h e quando a letra final do prefixo se vir ao espelho na letra inicial do segundo elemento.
APLICANDO A DICA:
Super descascada não é a grafia correta, pois “super” é, neste caso, um prefixo. Como o segundo elemento não começa por h e o r de “super” não se vê ao espelho (o segundo elemento começa por d), devemos escrever superdescascada!
 
 
NOTA COMPLEMENTAR
Repare na frase que está no anúncio (“A Vida é Super”). Aqui “super” ter a função de adjetivo (muito boa, ótima, excelente).
Embora nem o Portal da Língua Portuguesa (Portugal) nem a Academia Brasileira das Letras registem registem “super” como elemento autónomo, outras fontes (como o Ciberdúvidas e os dicionários da Porto Editora e da Academia das Ciências de Lisboa*) admitem tal possibilidade na classe dos advérbios (como intensificador) e mesmo dos adjetivos (como qualificativo). O dicionário da Priberam regista ainda a forma “súper” como nome (redução de supermercado).
 
 
* Para complicar a questão, este dicionário regista: “4. funç. adv. Fam. Usa-se antes de adjetivos e advérbios para indicar grau de intensidade elevada. MUITO. ≠ MUITO. Estou super interessado. Fica super longe.
Aparentemente, a grafia "super descascada" estaria validada. No entanto, no mesmo dicionário, diz-se, no ponto 3.: “Exprime a noção de de intensidade. Superfino, supersensível.
Considerando que, embora sendo uma fonte importante, a generalidade das obras de referência não segue este ponto de vista, opte pelo raciocínio mais simples e prático. Sempre que seja super “qualquer coisa”, aplique a dica apresentada mesmo antes da “NOTA COMPLEMENTAR”.
 
Que o domingo seja superagradável, supertranquilo e superconfortável para todos. Ou seja, que o domingo seja mesmo super!
AP

P.s. Depois de mais este imbróglio supercomplicado, acho que mereço uma tarde de praia ;)


4 comentários:

  1. Bom dia António,

    Gosto de subtilezas (ainda, é assim que se esvreve)?
    Era o que pensava. Fica bem, superdescascada.
    Obrigada pelo seu beijo, só, hoje, porque é Domingo.
    Se somos do mesmo signo, quand est ta fête?

    je vous embrasse.
    Bonne journée.

    ResponderExcluir
  2. Passe, quando lhe for possível, pelos "Afetos e Cumplicidades", preferencialmente, HOJE.

    Um beijo, porque é HOJE.

    ResponderExcluir
  3. De 15 para 16, ou de 16 para 17. Se é à 0h30m, fiquei sem saber, exatamente.

    Boa noite, com luz e luar.
    Beijo da Luz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dia 15 de setembro. O dia nasceu e 30 minutos depois nasci eu (na Alfredo da Costa).
      Beijo do AP.

      Excluir