Oficialmente, o AO90 muda 1,6% das palavras (0,5% no Brasil) e quer SIMPLIFICAR A LÍNGUA e CRIAR UMA ÚNICA NORMA PARA A SUA REGULAMENTAÇÃO. Justifica-se uma revisão do texto, expurgando-o de ambiguidades e incoerências, e sobretudo que Portugal e Brasil convirjam a 100% na interpretação das regras. Mais do que ser anti ou pró-AO, este é um espaço informativo crítico. Abraço e boa escrita para todos os lusofalantes! António Pereira, Brejos de Azeitão, a 30 km de Lisboa.
SEGUIDORES
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Sempre foi cônjuge.
ResponderExcluirCaro anónimo:
ExcluirNão entendo o objetivo do seu comentário. No artigo não digo em parte alguma parte que alguma tenha sido "conjugue". No entanto, há falantes, alguns até na comunicação social, que utilizam a grafia errada.
Como digo no artigo, "Esta é uma questão com resposta muito simples: cônjuge! Tanto em Portugal como no Brasil."
A afirmação parece descabida para quem sabe, mas, para escreve ou fala de forma errada, é uma chamada de atenção útil.
Cumprimentos.
AP
Caros Srs. (as), digam o que disserem, acho muito difícil pronunciar "conjuje", toda a minha vida ouvi pronunciar "conjugue", tanto que até pensei que assim se escrevia, só há pouco tempo me apercebi do problema. Nem sei como é que alguém consegue articular a terminação "juje", ainda gostava de ouvir, se conseguirem gravar (isto no meio de uma frase) enviem-me por favor, pode ser que assim me convençam. Se calhar, no emaranhado de tantas regras gramaticais e excepções, ainda hão-de reconhecer ou constatar mais uma. A linguística é uma ciência em evolução e não pode deixar de se basear na oralidade. Não me posso considerar iliterada apenas por não conseguir pronunciar "juje" no meio de uma frase, é uma dificuldade fonética, há que reconhecê-lo. Assim em separado, com algum esforço, ainda se consegue pronunciar, mas naturalmente falando é praticamente impossível, pelo menos no português de Portugal que conheço há 58 anos, dos quais mais de metade passei a estudar ou em meio académico. Obviamente não sou da área de Letras e desculpem-me o desabafo. Grata pela atenção, Beatriz Amaral.
ResponderExcluirCara Beatriz:
ExcluirPara ouvir a pronúncia de “cônjuge”, faça assim:
1. Escreva http://goo.gl/H850W6 na barra de endereços.
2. Clique na imagem do pequeno altifante que aparece a seguir à palavra “cônjuge” e ouvirá de forma clara a pronúncia.
Cumprimentos.
António Pereira