SEGUIDORES

domingo, 23 de setembro de 2012

Prazeres e lazeres: Viva o “Vila Velha” em Alcoutim!

No âmbito de uma escapadinha a Alcoutim (vila magnífica a precipitar-se nos braços do Guadiana, sob o olhar atento da margem espanhola), descobri, mesmo no centro da localidade, o restaurante “Vila Velha”. Acolhedor e com um toque de originalidade, serve com generosidade pratos cuidadosamente confecionados, com uma excelente relação qualidade-preço. Passemos aos “factos” para duas pessoas:
A. Entradas:
Pão “a sério”, azeitonas e um queijinho seco alentejano.
B. Bebidas:
Um copo de vinho branco e uma água pequena sem gás.
C. Pratos:
1. Ensopado de galinha com batatas e fatias de pão frito: carne macia (mas consistente) e tempero no ponto.
2. Burras de porco preto grelhadas com legumes salteados e batatas fritas: carne bem grelhada (mas suculenta), legumes crocantes; quanto às batatas, loiras e estaladiças… uma tentação a que não foi possível resistir! Já me esquecia de dizer que as burras* são bochechas.
D. Sobremesas:
1. Tigelada de requeijão com um fiozinho de mel. Cremosa, enrola-se na língua e as papilas gustativas desfalecem de paixão…
2. Pudim de ovos (sem açúcar) com mel, aromatizado com erva-doce (já não tenho a certeza…). Mais um pedaço de mau caminho que vai ficar na memória…
E. Dois cafés. Com os cafés, veio uma gentileza da casa: um delicioso licor de salva e erva-príncipe.

Quanto à dolorosa… 22€20. Ou seja, 11€ por pessoa a refeição completa.

Antes de sair, tive oportunidade de trocar umas palavras com o Sr. Luís Costa, dono deste jardim de delícias gastronómicas. Fiquei a saber que já utiliza o Novo Acordo profissionalmente, mas pessoalmente continua a não o fazer. O conhecimento que tem do assunto e a consistência dos argumentos que esgrime para não adotar as novas regras merecem a minha admiração.

Abraço e bom resto de domingo!
AP

*No “Isaías”, em Estremoz (imperdível!), as burras assadas no forno são cabeças de borrego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário