SEGUIDORES

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Em bom português: socializar ou sociabilizar?

Mais um berbicacho…

1. O primeiro dicionário que consultei (Infopédia) não deu grande ajuda no estabelecer de diferenças de sentido entre os dois termos: “Socializar: ensinar a adotar um comportamento tido como socialmente correto; tornar social./Sociabilizar: tornar sociável; ensinar a adotar um comportamento tido como socialmente correto.”
2. O Ciberdúvidas, no entanto, é mais esclarecedor: “Socializar emprega-se mais, por exemplo, em relação à propriedade, aos bens que se socializam, isto é, que passam de propriedade privada a colectiva. Sociabilizar usa-se, de preferência, com as pessoas que, por acção de alguém, se tornam sociáveis, que se civilizam.”
3. No Brasil, o dicionário Aurélio vai no mesmo sentido: “Socializar: 1. Tornar propriedade coletiva ou governamental: Socializar a indústria. 2. Colocar sob o regime de associação: Socializar um hotel./ Sociabilizar: 1. Tornar(-se) sociável; reunir(-se) em sociedade. 2. Socializar(-se).”
4. Dicionário da Academia das Ciências de Lisboa: “Socializar: 1. Organizar ou organizar-se em sociedade; fazer aprender ou aprender regras sociais. 2. Pôr sob regime de associação./Sociabilizar: O mesmo que socializar.”


CONCLUSÃO:
Parece que socializar dá para nos referirmos à propriedade mas também às pessoas, enquanto sociabilizar aparece em geral aplicado apenas às pessoas.
Nada se comprometa e use sempre socializar!


Abraço!
AP

7 comentários:

  1. Muitissimo interessante Estou lhes deixando um convite
    Passei por aqui, para lê o seu blogue.
    Admirável. Harmonioso. Eu também estou montando um. Não tem as Cores e as Nuances do Vosso. Mas, confesso que é uma página, assim, meia que eclética. Hum... bem simples, quase Simplória. E outra vez lhe afirmo. Uma página autentica e independente. Estou lhe convidando a Visitar-me, e se possível Seguirmos juntos por Eles. Certamente estarei lá esperando por você, com o meu chapeuzinho em mãos ou na cabeça.
    Insisto que vá Visitar-me, afinal, o que vale são os elos dos sorrisos.

    www.josemariacosta.com

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, José Maria!
    Agradeço as suas palavras estimulantes. Foi com muito gosto que visitei o seu blogue. Juntei-me à lista de seguidores e irei acompanhar com prazer as suas publicações online. Pouco importa haver um oceano entre nós... Adaptando Fernando Pessoa, definitivamente, "a língua portuguesa é a nossa pátria"!
    Um abraço.
    António Pereira

    ResponderExcluir
  3. Em retribuição, estou lhe seguindo pelo seu blogue.
    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também já adicionei o endereço do seu blogue à minha lista de blogues, para que os meus leitores possam ter acesso a ele de uma forma mais simples e direta.
      AP

      Excluir
  4. Obrigado, José, e bom fim de semana também para si!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela explanação, minha dúvida era sobre a diferença das duas palavras quando usadas na educação. O professor socializa ou sociabiliza o aluno.

    ResponderExcluir