SEGUIDORES

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Em bom português: geladaria ou gelataria?

Para quem gosta mesmo de café, aconselho o Expresso.
(Há também Mocaccino e Capuccino, que ainda não provei.)


Em 2002, na resposta a um consulente, diz-se no Ciberdúvidas: “A palavra corretamente formada é mesmo geladaria: gelado+aria.
É como se encontra registada nos melhores e mais modernos dicionários de língua portuguesa. Por exemplo, no recentíssimo Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa (Editorial Verbo, Lisboa) ou no Novo Aurélio, Século XXI (Editora Nova Fronteira, Rio de Janeiro). A última edição (a 8.ª) do Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora também o faz, ignorando, portanto, o barbarismo “gelataria”. Ainda bem (…).”

Passados dez anos, tudo se alterou. Tanto a Porto Editora como o Portal da Língua Portuguesa registam os dois termos, colocando-os ao mesmo nível. O Dicionário da Academia das Ciências que tenho (e que data de 2001) não regista gelataria. Creio que não há edições posteriores a essa data.


CONCLUSÕES:
Norma luso-africana: Parece-me que é possível usar, sem restrições, geladaria e gelataria. A diferença resulta apenas da formação de cada uma das palavras. Gelataria forma-se a partir de um italianismo (gelato+aria), mas não é um estrangeirismo. Geladaria resulta da soma gelado+aria.
Nas “Dúvidas Linguísticas do FLIP, numa resposta dada em 2007, diz-se que há “autores que consideram esta última forma como menos preferencial, visto ser derivada por sufixação de um estrangeirismo.”

No Brasil, nem os dicionários nem o Vocabulário da Academia Brasileira registam as entradas geladaria/gelataria, pois o termo usado é sorveteria!


E vou refrescar-me à antiga: um copo de água fresca com uma colher de sopa de xarope de groselha!
AP

5 comentários:

  1. Boa noite António,

    E faz muito bem!
    Pensei o mesmo, ou seja, que as duas formas eram possíveis, embora me soe, muito melhor "geladaria".
    Então, "gelataria" é esrtrangeirismo ou não? Italianismo não é considerado estrangeirismo?

    Excelente noite.
    Abraço da Luz.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Resultando da junção do sufixo -aria a "gelato" (sendo este um estrangeirismo, no caso um italianismo), gelataria é uma adaptação ao português, não sendo considerado estrangeirismo.
    Boa noute! (com se diria antes da Reforma de 1911)
    AP

    ResponderExcluir
  3. Ok, entendi, "mestre".

    Alors, au revoir.
    Adoro a Língua Francesa.

    Luz.

    ResponderExcluir
  4. Quanto aos Café Zero o único que provei foi o Mocaccino, porque me disseram que era uma mistura com chocolate. Foi amor à primeira colherada e nunca mais o troquei por outro.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Marta!
    Então, vou ter de provar o Mocaccino!
    Informo que a Benny (é mesmo uma menina...) continua feliz.
    Bj
    AP

    ResponderExcluir