SEGUIDORES

terça-feira, 9 de outubro de 2012

.domingo ou Domingo?

Esta foi a pergunta que me enviaram por email. Com as alterações introduzidas pelo Novo Acordo no capítulo das maiúsculas e minúsculas, uma das dúvidas mais comuns tem a ver com os dias da semana (para além dos meses e estações do ano).
PORTUGAL
A. Em relação aos meses e estações do ano, eram com maiúscula e passaram a escrever-se com minúscula: janeiro, dezembro, primavera, inverno.
B. Quanto aos dias da semana, escrevem-se (como já se escreviam) também com minúscula.
Atente-se no que diziam as conclusões complementares do Acordo de 1931 (que não chegou a ver a luz do dia), integradas nas Bases Analíticas do Acordo Ortográfico de 1945: “Emprego de maiúscula nos nomes étnicos de qualquer natureza, nos nomes do calendário (com excepção das designações vernáculas dos dias da semana, tradicionalmente escritas com minúsculas) e nos nomes de festas públicas tradicionais.
Em Portugal, o que era a exceção para os dias da semana passou a ser a regra para os nomes do calendário: escrevem-se, agora, com minúscula.

 BRASIL
Com a aplicação do Formulário Ortográfico(não aplicado em Portugal), para além dos dias da semana, os falantes brasileiros também passaram a usar, em 1943, minúscula nos meses e estações do ano. Veja este extrato da Base XVI: “Os nomes dos meses devem escrever-se com inicial minúscula”.

 CONCLUSÃO:
Portugal (norma luso-afro-asiática) e Brasil (norma brasileira)
domingo 
Notas:  
1. Como já se escrevia antes da entrada em vigor do Novo Acordo.
2. Como já acontecia, designando festividades/celebrações, os dias da semana escrevem-se com maiúscula: Sábado Gordo, Domingo de Páscoa.

Abraço do AP.
P.s.
Nova mensagem no http://portuguesemforma.blogspot.pt:
chouriço ou chouriça?

2 comentários:

  1. Olá,

    Destes casos já tínhamos falado, mas olhe que, ainda não me "soam" ao olhar.

    Abraço da Luz.

    ResponderExcluir
  2. Para nós, em Angola, a situação é pior uma vez que não aderimos ao acordo ortográfico. Escrevemos "arcaicamente".

    ResponderExcluir