SEGUIDORES

segunda-feira, 30 de julho de 2012

.diospiro ou dióspiro?

Sempre disse e escrevi diospiro. No entanto, consultando vários dicionários, verifiquei que todos registam dióspiro, mas nem sempre diospiro. A opção pela esdrúxula (proparoxítona) está em conformidade com o étimo grego (dióspyros, “alimento de Zeus”), mas…
CONCLUSÕES:
A. Considerando o que estipula o Portal da Língua Portuguesa, podemos dizer que, na norma luso-africana, é lícito usar ambos os termos: diospiro e dióspiro.
B. A norma brasileira consagra apenas a forma dióspiro. Nem os dicionários que consultei nem a Academia Brasileira das Letras registam diospiro. Por outro lado, no Brasil também se diz caqui para designar este fruto.

Seja qual for a sua  opção, consuma este fruto sem moderação. Para além da ação antioxidante, contém magnésio, ferro, zinco, cobre e manganésio e uma apreciável quantidade de vitamina C.
Se tiver ao dispor alguns espécimes bem madurinhos, corte-os ao meio, retire a polpa com uma colher sopa e sirva-a fresca e borrifada com um pouco de moscatel (de Setúbal, claro!). Uma delícia!

Boa semana!
AP

4 comentários:

  1. 1 - Em bom português? Bom português era o anterior ao Acordo Ortográfico. O actual é à vontade de cada um. Nem é bom nem é mau, é uma m....
    2 - Moscatel de Setúbal, porquê? Se o de Favaios é bem melhor.
    Ao seleccionar o perfil tive que escolher anônimo em vez de anónimo. Tá-se a ver o acordo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anónimo:
      Sobre o Novo Acordo, cada um tem a sua opinião e a sua opção. Há lá coisa mais bonita que a liberdade?
      Quanto ao bom português, o assunto abordado no artigo (diospiro/dióspiro) nada tem a ver com o AO90.
      Finalmente, quanto ao moscatel de Favaios, nada contra, pois também sou um apreciador. Com a crise que está por aí, todo o moscatel que há em Portugal não chega para esquecer...
      Cumprimentos.
      AP
      P.s. É fácil evitar o "anônimo". Basta identificar-se... ;)

      Excluir
  2. apesar de realmente existir a forma dióspiro, nunca ouvi ninguém a pronunciá-la, nem no brasil nem em portugal, apenas a forma diospiro. confere? ou vcs já ouviram alguém dizer dióspiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por ter ouvido a pronúncia dióspiro é que fiz a pesquisa e publiquei o artigo.

      Excluir