SEGUIDORES

sábado, 26 de maio de 2012

Plantas e animais da casa: romãs em perspetiva...

Sou doido por romãs. As romãzeiras que adquiri, há dois e três anos respetivamente, parecem querer retribuir o carinho com que têm sido tratadas. As flores afirmam-se, sedutoras, numa irresistível cor de fogo que me incendeia a imaginação. Aqui vos deixo, a foto tirada ao fundo do quintal, prova viva da esperança, ainda embrionária, de vir a saciar-me com uma, outra e mais outra punica granatum.


Informações complementares

"Romã
De tonalidade e sabores únicos, este fruto delicioso oferece uma acção antioxidante e anti-inflamatória
Como em muitas plantas e frutos, a acção sinérgica dos vários constituintes da romã é superior à de cada um deles isolado.
No geral, este fruto tem um efeito antioxidante, anticancerígeno e anti-inflamatório, algo que pode ser explicado, em parte, pela presença não só de ácido elágico, mas também de antocianidinas, galhatos, ácido ascórbico, esteróis, flavonóides, ácidos gordos e vários minerais.
A romã está indicada para a prevenção e tratamento coadjuvante do cancro da próstata e de doenças cardiovasculares (angina de peito, aterosclerose, colesterol elevado e hipertensão).
O seu efeito antioxidante e anti-inflamatório faz com que seja útil em várias patologias, nomeadamente diabetes, disfunção eréctil, infecções bacterianas, resistência a antibióticos, queimaduras solares, infertilidade, doença de Alzheimer, artrite e obesidade.
Existem também resultados promissores ao nível do cancro do cólon, mama, pele e na leucemia, mas ainda não foram realizados estudos em humanos nestas patologias."
  
Nota: O texto acima transcrito segue a Norma de 1945.
Desejando a um todos um bom fim de semana,
ProfAP





Nenhum comentário:

Postar um comentário