SEGUIDORES

terça-feira, 22 de maio de 2012

.rubrica ou rúbrica?

É comum vermos e/ou ouvirmos “rúbrica” para falar da “assinatura abreviada” e “rubrica” para designar um assunto ou um pequeno apontamento.
1. Só existe uma palavra (grave) escrita e pronunciada da mesma maneira: “rubrica”, independentemente de nos estarmos a referir à assinatura abreviada ou a um assunto.
2. Sobre a interessante história desta palavra, transcrevo, com a devida vénia, uma mensagem particularmente conseguida do blogue http://linguamodadoisec.blogspot.pt, publicada em julho de 2007:
“Rubrica, para um pequeno apontamento, e rúbrica, para uma assinatura breve” – assim pensa a maioria das pessoas.
RUBRICA é, hoje em dia, uma das palavras utilizadas incorrectamente, quer na oralidade, quer na escrita. Contudo, a sua história ajuda-nos a esclarecer eventuais dúvidas. Viajem comigo!
Tendo a sua origem no latim
rubrica
, estava relacionada com “rubro” (vermelho) e designava “terra, argila vermelha” ou “giz de cor vermelha”. Os títulos dos livros antigos e dos manuscritos medievais eram sempre escritos a vermelho, daí a designação rubricas.
Actualmente, os dicionários registam rubrica como o título dos capítulos de livros de direito civil, significado este que se foi alargando para “pequeno apontamento ou indicação”. Posteriormente, a palavra
rubrica
passou a designar também uma assinatura abreviada.
Em suma, trata-se de uma palavra com acento tónico na penúltima sílaba -bri- e sem qualquer acento gráfico na vogal
u. rubrica, portanto, em todas as acepções.
Espero que esta rubrica tenha sido esclarecedora, para que na altura de assinarem um documento, possam perguntar com um ar decidido: “Desculpe, onde quer que eu faça a rubrica?”
Com votos de uma boa semana,
ProfAP

7 comentários:

  1. Essa eu não sabia,muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Português é difícil, mas aprende-se.

    ResponderExcluir
  3. Aprender sobre a matriz de nossa língua é super importante ! De fato, no dia a dia não é fácil usa-la ,irei passar essa dica a vários amigos!

    ResponderExcluir
  4. Boa, acabou minha dúvida! Então o correto é "rubrica" certo?

    ResponderExcluir
  5. Ouvi em uma novela ,recentemente o personagem dizer:
    Então é só eu colocar a rúbrica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Rúbrica" é erro tanto em Portugal como Brasil.
      Cptos

      Excluir