SEGUIDORES

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Ronaldo ganhou a BOLA-DE-OURO ou a BOLA DE OURO?

http://www.mirror.co.uk/sport/football/news/ballon-dor-cristiano-ronaldo-wins-3018864

Procuremos a resposta nas fontes...


1. Formulário Ortográfico de 1943, Base XIV (ainda em vigor no Brasil): “Só se ligam por hífen os elementos das palavras compostas em que se mantém a noção da composição, isto é, os elementos das palavras compostas que mantêm a sua independência fonética, conservando cada um a sua própria acentuação, porém formando o conjunto perfeita unidade de sentido.
2. Acordo de 1945, Base XXVIII (ainda em vigor em Portugal e restantes países lusófonos, excluindo o Brasil): “Emprega-se o hífen nos compostos em que entram (…) dois ou mais substantivos, ligados ou não por preposição ou outro elemento, um substantivo e um adjectivo, um adjectivo e um substantivo, dois adjectivos ou um adjectivo e um substantivo com valor adjectivo, uma forma verbal e um substantivo, duas formas verbais, ou ainda outras combinações de palavras, e em que o conjunto dos elementos, mantida a noção da composição, forma um sentido único ou uma aderência de sentidos. Exemplos: água-de-colónia, arco-da-velha, bispo-conde, brincos-de-princesa, cor-de-rosa (…).
3. AO90, Base XV (em vigor na maior parte dos países lusófonos e ratificado pelo Brasil, Cabo Verde, Portugal, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Timor-Leste e Moçambique): “Emprega-se o hífen nas palavras compostas por justaposição que não contêm formas de ligação e cujos elementos, de natureza nominal, adjetival, numeral ou verbal, constituem uma unidade sintagmática e semântica e mantêm acento próprio, podendo dar-se o caso de o primeiro elemento estar reduzido: ano-luz, arcebispo-bispo, arco-íris, decreto-lei (…)

Se em relação ao FO43 e ao AO45 podemos eventualmente hesitar, uma vez que há em “Bola de Ouro” uma unidade de sentido (=prémio criado pela revista France Football para o melhor futebolista de cada ano), com o AO90 fica claro que não se emprega hífen quando não há formas de ligação (salvo em algumas exceções já consagradas pelo uso, como é o caso de água-de-colónia, arco-da-velha, cor-de-rosa, mais-que-perfeito, pé-de-meia, ao deus-dará, à queima-roupa).

Já tinha sido com Eusébio e Figo e continua a ser com Ronaldo:

Bola de Ouro!


Abraço para todos e parabéns ao nosso CR7!
AP

2 comentários:

  1. António, BOM ANO!
    Não temos nenhuma bola de ouro para te oferecer... Fica aqui o nosso singelo agradecimento pela partilha que, incansavelmente, possibilitas...
    http://ferreiradiasenoites.blogspot.pt/2014/01/premio-dardos-merci.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Maria e Laura:
      Retribuo os votos de bom ano e as simpáticas palavras. Quanto à partilha, faz-se o que se pode, sempre com prazer!
      Abraço para ambos.
      AP

      Excluir