SEGUIDORES

domingo, 22 de dezembro de 2013

.Deve escrever-se CO-OÓCITO ou COOÓCITO?

 
Esta é uma verdadeira iguaria linguística que encontrei no Ciberdúvidas. E tem tudo a ver com o Novo Acordo Ortográfico. No entanto, o prefixo co- já apresentava algumas particularidades no domínio da hifenização. São exemplos palavras com coordenar ou coabitação (em que o h se perdeu…).
Na estranha palavra de hoje, segundo as regras de 1945 (Portugal) e 1943 (Brasil), escrevia-se co-oócito. Como o Novo Acordo Ortográfico determina, na Base XVI, que “Nas formações com o prefixo co-, este aglutina-se em geral com o segundo elemento mesmo quando iniciado por o: coobrigação, coocupante, coordenar, cooperação, cooperar, etc.”, passámos a escrever cooócito.

CONCLUSÕES:
Em PORTUGAL e BRASIL
ANTES (AO45 e FO43)
ATUALMENTE (AO90)
co-oócito
cooócito
Notas:
1.   Oócito (do grego oón, «ovo» + kýtos, «cavidade; invólucro») é o mesmo que ovócito. Quando surgem aos pares, podemos usar a designação cooócitos.
2.   A única situação em que há hífen com co- é antes de h, como em co-herdeiro. Embora a regra esteja claramente enunciada no texto do AO90, a Academia Brasileira de Letras decidiu, de forma unilateral, em nome da simplificação, ignorá-la, aglutinando sempre este prefixo ao segundo elemento. Assim sendo, regista, no seu VOLP, a grafia… coerdeiro (à semelhança de coabitação…).

Abraço.
AP
Imagem encontrada AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário