SEGUIDORES

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

.guarda-sol ou guardassol?

Fonte da imagem: AQUI. 
O título da mensagem foi um grande susto, não foi? Tenha calma, pois, neste caso, o AO está totalmente inocente!

O que me levou a escrever esta mensagem foi este extrato de uma resposta dada num blogue que encontrei no âmbito de uma pesquisa: “guarda-sol agora é guardassol. Segundo a nova regra, quando o primeiro elemento termina em vogal e o segundo começa com r ou s, não se usa hífen, e essas consoantes devem duplicar-se. Achei bem esquisito!!! Rs(In http://navblog.uol.com.br/comment.html?postFileName=2009_03-14_15_46_43-5699247-0&idBlog=2793706)

Esta resposta não tem sentido e é uma leitura desatenta das Bases XV e XVI do texto do AO. A resposta dada no blogue socorre-se do nº 2 a) da Base XVI: “Não se emprega, pois, o hífen: Nas formações em que o prefixo ou falso prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por r ou s, devendo estas consoantes duplicar-se, prática aliás já generalizada em palavras deste tipo pertencentes aos domínios científico e técnico. Assim: antirreligioso, antissemita, contrarregra, contrassenha, cosseno, extrarregular, infrassom, minissaia, tal como  biorritmo, biossatélite, eletrossiderurgia, microssistema, microrradiografia.
Problema: Esta regra do hífen aplica-se apenas às formações por prefixação.

O caso de guarda-sol é descrito na Base XV, nº 1: “Emprega-se o hífen nas palavras compostas por justaposição que não contêm formas de ligação e cujos elementos, de natureza nominal, adjetival, numeral ou verbal, constituem uma unidade sintagmática e semântica e mantêm acento próprio, podendo dar-se o caso de o primeiro elemento estar reduzido: ano-luz, arcebispo-bispo, arco-íris, decreto-lei (..); conta-gotas, finca-pé, guarda-chuva.
Conclusão: sendo um composto verbo+nome (como conta-gotas, finca-pé e guarda-chuva), continuamos a escrever… guarda-sol!


Abraço.
AP

7 comentários:

  1. Olá Multiplicador(a), Feliz 2013 de muitas coisas boas pra você e sua família!

    Nossa postagem mais recente trás um resumo de 2012, citando os TOP10: quem mais enviou visitas; as postagens mais visualizadas e quem mais comentou no E.M.. E ainda algumas informações úteis à parceria. Veja se seu nome e/ou seu blog estão nas listas. Não deixe de ler, é muito importante!

    http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/2013/01/em-2013-os-educadores-escrevem-historia.html

    Em 2013 teremos boas novidades para os Educadores Multiplicadores. Mas para que elas aconteçam, verdadeiramente, sua participação é fundamental.

    Já somos mais de 100 Multiplicadores e vai continuar aumentando de maneira saudável. Pensando nesse crescimento e agilidade na comunicação entre o E.M. e os parceiros, estamos solicitando que entre em contato conosco pela aba de @contatos do E.M. ou do Marquecomx e nos envie:

    E-mail, nome de seu blog cadastrado e link do mesmo.

    Com isto iremos criar uma lista de e-mails e blogs (não iremos publicar sue e-mail no blog, de forma alguma). Servirá exclusivamente para facilitar/agilizar, e muito, a nossa comunicação, sobrando tempo para as atualizações no E.M. necessárias pra dinamizar a interação entre todos.

    Fico grato pela colaboração e compreensão. Muito obrigado,

    Irivan Rodrigues.

    ResponderExcluir
  2. Na gramática por onde norteio meus estudos há uma observação quanto às palavras que perderam a noção de composição. Uma delas é rodapé, que, mesmo sendo uma composição é de natureza verbal/nominal, escreve-se sem o hífen, pois denomina-se como palavra que, segundo o autor do livro, perdeu a noção de composição". Isso faz sentido? Como podemos identificar essa "perda de noção"? O que isso significa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Max!
      O hífen sempre foi o maior quebra-cabeças da língua portuguesa. Perde-se a noção de composição, pois quando usamos palavras como "rodapé" já não nos damos conta de que lá está um verbo (roda) e um nome (pé). No entanto, podemos dizer que a esmagadora maioria das palavras compostas que resultam da adição verbo+nome são hifenizadas. O AO juntou apenas dois casos à lista das exceções: paraquedas (e restantes da mesma família: paraquedismo, parquedista, etc.) e mandachuva.
      Infelizmente, o único método infalível para identificar a "perda de noção" e, em caso de dúvida, a consulta de um dicionário. Tem aqui no blogue (na banda lateral esquerda) vários dicionários online que podem dar uma ajuda preciosa.
      Abraço e disponha sempre.
      António Pereira

      Excluir
  3. Como diria o poeta Jessier Quirino, esse blogue é ligeiro que só coceira de preá!!! hahaha
    Certamente recorrerei mais vezes às suas ajudas preciosas.
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog, gostei muito das explicações.

    ResponderExcluir
  5. Pois eu fiquei na introdução da pesquisa e ensinei errado aos meus alunos. Quando um deles me perguntou e tive dúvida, consultei o google e encontrei isso: guarda-sol agora é guardassol. Como precisava ser rápido, não li todo o texto e só agora tive tempo de ler, ou seja, ensinei errado. Obrigada.

    ResponderExcluir