SEGUIDORES

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

.espectadores, espetadores ou tanto faz?

Fonte da imagem: AQUI.

Portugal
Se há casos em que o Novo Acordo provoca “comichão intelectual”, esta é, sem dúvida, uma dessas situações. Embora o NAO não tenha introduzido alterações na pronúncia, várias vozes críticas entendem que, com a eliminação do c, o e que o precedia irá deixar de ser pronunciado como vogal aberta e os “espé(c)tadores” passarão a ser “espetadores” (aqueles que espetam).
Segundo o ponto 1. c) da Base IV do texto do Acordo, “Conservam-se ou eliminam-se facultativamente, quando se proferem numa pronúncia culta, quer geral, quer restritamente, ou então quando oscilam entre a prolação e o emudecimento”.
Sendo a palavra de hoje um caso de oscilação na pronúncia, passou a haver, em Portugal, uma dupla grafia: espectadores e espetadores (pronunciadas ambas com o e aberto).  

Brasil
Tudo simples. Como o c era (e continua a ser) pronunciado pela generalidade dos falantes, mantém-se uma única grafia: espectadores.

CONCLUSÕES:
Portugal (norma luso-afro-asiática)
 
espectador e espetador (dupla grafia)
Brasil (norma brasileira)
 
espectador (uma única grafia)

Abraço!
AP

2 comentários:

  1. Olá, seu blog é muito esclarecedor, dúvidas que ainda insistem em permanecer no nosso dia dia. podemos tira-las aqui.Parabéns.
    Um abraço.

    ResponderExcluir