SEGUIDORES

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

.Afinal, quem está a aplicar o Novo Acordo em Portugal?


Tinha a ideia de vos apresentar a lista dos meios de comunicação portugueses que têm vindo a adotar a escrita segundo o Novo Acordo e daqueles que continuam a aplicar as regras de 1945. Por isso, foi com muita satisfação que verifiquei hoje que o Ciberdúvidas acabou de publicar esses dados. Em relação ao Brasil, tenho a ideia de que a generalidade dos media aderiu às novas regras. Logo que tenha dados fiáveis, partilhá-los-ei aqui.

"Em Portugal, até à presente data – ou seja, a pouco mais de meio do período de adaptação das novas regras  – é a seguinte a lista da aplicação, ou não, nos 10 periódicos com maior circulação:

AO/NÃO
 publicação
 circulação
AO
 15,3
AO
 12,7
AO
 10,8
AO
 10,3
AO
 Expresso   
 7,5
AO
 7,1
AO
 6,4
NÃO
 5,2
AO
 4,9
NÃO
4

[Dados relativos à circulação retirados de Bareme Imprensa Marktest de meados de 2012.]
Ao conjunto dos media portugueses que adotaram já o Acordo Ortográfico, juntam-se a SIC, RTP, TVI e demais canais por cabo – a exceção é o Porto Canal –, além dos seguintes periódicos, numa lista necessariamente incompleta: Açoriano Oriental, Algarve Press, As Beiras, AutoSport, Barlavento, Blitz, Destak, ExameMundo Português, Caras, Lux, Nova Gente, Diário do Alentejo, Diário do Minho, Futebolista, Metro, Mística, Jornal de Letras, Ler, O Primeiro de Janeiro, OJE, por exemplo.
Além da grande maioria da  imprensa portuguesa, do aparelho de Estado, das principais instituições públicas e das instituições do ensino básico e secundário, adotaram já, também, o Acordo Ortográfico as principais plataformas de informática e aplicações mais usadas, como as da Microsoft, e os portais mais consultados em Portugal, como o Sapo, a Wikipédia e Google."

Data: 20/01/2013                                                                        Fonte:

Abraço e boa semana!
AP

18 comentários:

  1. Um assunto muito importante principalmente para os nossos jovens. Amo Português e sempre estou atualizada em tudo, ou seja, faço o esforço para não cometer erros.
    É maravilhoso quando alguém escreve e dá para a gente ler? Imagina se a pessoa está desatualizada. Que desastre ortográfico!
    Amei seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Edna!
      O trabalho que faço e aqui partilho é desenvolvido com muito prazer.
      Abraço desde Lisboa.
      AP
      P.s. Tb já sou seguidor do seu interessante blogue.

      Excluir
  2. Primeiro quero agradecer pela visita e comentário. Na verdade aqui no Brasil com referencia ao Acordo Ortográfico da língua portuguesa a coisa nem se fala muito nisso, ficou definido pela nossa presidente da Republica que somente em 2015, vai se colocar em prática.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que saiu esta informação! Já andava a desesperar para encontrar publicações em Portugal onde não se encontrasse a miserável grafia do "acordo" ortográfico! Agora já sei! Muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que a informação foi útil! E gostei do sentido de humor, que é essencial na vida...
      Ao dispor,
      AP
      P.s.: Esforcei-me e não utilizei uma única palavra desfigurada pelo AO.

      Excluir
  4. uma achega:
    http://emportuguezgrande.blogspot.pt/2013/01/evolucao-da-aplicacao-do-ao90-nos.html

    ResponderExcluir
  5. E o jornal "i"? Vejo hoje na capa grafado "co-autor". Pressuponho portanto que também não tenha adoptado o novo acordo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De facto, o "i" também continua a seguir o AO45. A estatística apresentada centra-se apenas nas 10 publicações com maior circulação.
      Limitei-me a citar, pelo que a questão deverá ser posta à Marktest.

      Excluir
    2. Mário,
      O i, tal como o Destak, escrevem em "mixordês".
      Formalmente não adotaram o AO, mas como a maioria das notícias tem origem na Lusa, apenas os artigos de opinião saem em ortografia antiga.
      E é por isso que podemos constatar que as edições destes jornais saem com a maioria dos textos usando ortografia atualizada.

      Excluir
  6. Sou do grupo professores multiplicadores e vim conhecer o seu blog. Gostei muito e já estou seguindo. Venha conhecer o meu.
    http://sosprofessor-atividades.blogspot.com.br
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Beta!
      Tb já sou seguidor do seu blogue.
      Abraço português.
      AP

      Excluir
  7. Mario,
    O i, tal como o Destak, estão em situação de mixórdia ortográfica.
    Por um lado não aplicam, por outro, como se tratam de jornais sem reporteres e quase todas as notícias têm origem na Lusa, aplicam.
    Portanto, no final, não tendo "aderido" formalmente, acabam por ter mais conteúdo escrito em ortografia atualizada do que em ortografia antiga.

    ResponderExcluir
  8. Perante o cenário apresentado e dado o seu uso generalizado pela comunicação social pode-se dizer que o acordo ortográfico veio para ficar. Mas isto não significa que a língua portuguesa esteja no bom caminho.
    Interessaria agora fazer mais dois estudos:
    a) Quantos directores daqueles jornais leram o acordo e o mandaram implementar em consciência ? (como muito bem sabemos, em Portugal pouca gente se dá ao trabalho de pensar e normalmente seguem-se os outros tipo 'carneirada');
    b) Quantos daqueles periódicos seguem o AO em toda a sua plenitude ? (atente-se o exemplo do Correio da Manhã que a dois ou três dias do fim do ano passado anunciou que iria adoptar o AO a partir de 2013 e publicou algo deste género: "Como não queremos ser um obstáculo à mudança vamos adoptar o AO a partir de 1 de Janeiro, no entanto para não criar dificuldades aos leitores só o aplicaremos na parte em que concordamos com ele. A título de exemplo nunca iremos retirar o acento de 'pára' para não se confundir com 'para' ");

    A culpa destes atentados à língua portuguesa será dos directores destes jornais ou dos pseudo-sábios que fizeram o AO ?

    Pedro Oliveira Reis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os verdadeiros atentados à língua vão muito além da ortografia, que é apenas uma face visível e mutável. As mudanças em 1911 provocaram, como hoje, lutas apaixonadas e verbalmente violentas entre os seus defensores e opositores.
      O AO poderia (e deveria) ter mais consistência, mas essa de aplicar apenas as partes com que se concorda é inaceitável. Quem é contra não deve usar o AO. Por um lado, será coerente; por outro, o período de transição garante que podemos optar pelo Novo Acordo ou continuar a seguir as regras do AO de 1945.
      Na língua como na vida, o essencial é fazermos as nossas escolhas livremente e respeitar os que têm escolhas/opiniões diferentes.

      Excluir
  9. Olá

    Tem um selo para você no link: http://www.educasempre.com/2013/01/lancamento-do-selo-todo-educador-tem.html

    Fique à vontade para aceitá-lo ou não.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Érica!
      Irei até ao link já a seguir.
      Abraço luso.
      AP

      Excluir