SEGUIDORES

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Em bom português: Trienal, trianual ou trisanual?

Li ontem num blogue, relativamente ao termo trianual, este comentário: “Trianual não existe... ,deveria ser trienal.”

Estava dado o “tiro de partida” para mais uma pesquisa caseira.
Nos primeiros dicionários que consultei (incluindo os disponíveis online), trienal é definido como algo “1. que dura três anos 2. que é conferido ou exercido durante três anos”, enquanto  de trianual se diz: “1. que ocorre três vezes por ano 2. que ocorre de três em três anos”. Quanto a trisanual, é apresentado com sinónimo de trienal.
No entanto, após uma consulta mais abrangente de dicionários (incluindo o da Academia das Ciências de Lisboa e o Houaiss), concluo, que, apesar de as definições serem pouco precisas e de não haver sintonia entre as fontes, podemos optar pela interpretação mais abrangente: trianual, trienal e trisanual podem ser considerados equivalentes, independentemente de estarmos a referir-nos a algo que “dura três anos”, que "acontece três vezes por ano" ou “ocorre de três em três anos”.

Notas complementares:
1. O comentário que transcrevi no início desta mensagem tem algum fundamento. Se recuarmos quatro ou cinco anos, verificaremos que nenhum dicionário registava a palavra “trianual”, embora já fosse de uso corrente. Apenas encontrávamos trienal e trisanual (termos apresentados como sinónimos).
2. Em botânica, recorre-se a trienal para designar as “plantas que só dão fruto três anos após a sua plantação ou de três em três anos”.
3. Quando nos referimos a uma exposição ou evento que se realiza de três em três anos, devemos dizer trienal.
4. Para designar um acontecimento que ocorre de três vezes por ano, podemos recorrer à palavra quatrimestal, como bem observou o leitor Henrique nos comentários.

E vivam os queijinhos de Azeitão*1 (que, afinal, são da Quinta do Anjo...)!
ProfAP

*1 - Vivo em Brejos de Azeitão.

4 comentários:

  1. A revista dos pupilos do exercito e "trianual" e nao sai só de 3 em 3 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. O parágrafo da conclusão mais abrangente (antes das "Notas complementares") já foi ajustado.
      AP

      Excluir
  2. Algo que ocorre três vezes por ano é chamado de quatrimestral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Henrique. Vou introduzir a designação no artigo.
      Cptos.

      Excluir