SEGUIDORES

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Em bom português: filhó ou filhós?

Agora que os santos populares aí estão e as festas e feiras serão mais que muitas, ao passarmos pela rulote dos fritos, como devemos pedir: Dê-me uma filhós ou uma filhó? Pedido seguido de um imprescindível "se faz favor", bem entendido!
Saboreie a supertípica especialidade sem preocupações linguísticas, pois as duas palavras estão corretas e são sinónimas. Alguns autores, numa postura excessivamente conservadora, condenam o uso de filhós no singular. E é como gosto de dizer, no prazer antecipado de a receber, quentinha, ostentando, dengosa, uma alma bordada a açúcar e a canela. Na Feira de Setúbal, não dispenso, a acompanhar, um moscatel cá da terra (segundo os entendidos, a consumir à temperatura ambiente, sem gelo nem casquinha de limão).*1
Filhó tem como plural filhós, enquanto filhósfilhoses.
Esta nossa língua portuguesa é mesmo uma gracinha!
Portem-se bem!
ProfAP

E já agora, porque não quero que vos falte nada, deixo uma informação técnica sobre a coexistência destas duas doces e olorosas palavras:
"Ao processo de uma forma plural passar a ser empregue para designar também o singular, Evanildo Bechara dá o nome de "plural cumulativo" (ver Moderna Gramática Portuguesa, Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2002, pp. 128-129). O mesmo fenómeno acontece com os substantivos  ilhó e ilhós, eiró e eirós, lilá e lilás, por exemplo."  In http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica.aspx?DID=4933

*1- Se aprecia um bom moscatel, aconselho o "Thasos". Com uma excelente relação qualidade-preço, pode adquiri-lo a pouco mais de 4 euros no Continente/Modelo.

Um comentário:

  1. Muito obrigado, esclareceu-me!

    Cena # 245 - Duzentos e sessenta

    http://cenasdavidafamiliar.blogspot.pt/

    ResponderExcluir