SEGUIDORES

segunda-feira, 27 de maio de 2013

.mal comportado, mal-comportado ou malcomportado?

Imagem encontrada AQUI.
 
É comum vermos as três grafias do desafio de hoje, sobretudo “mal comportado”. Há uma única grafia correta? É isso que vamos ver. Para variar, a resposta é igual para Portugal e Brasil.
Mal (como bem) tem uma função prefixal, mas é um advérbio, dando origem a palavras compostas. O Novo Acordo Ortográfico refere-se-lhe explicitamente, não alterando as regras de 1943 (Brasil) e de 1945 (Portugal).
Eis o que diz o nº 4 da Base XVI: “Emprega-se o hífen nos compostos com os advérbios bem e mal, quando estes formam com o elemento que se lhes segue uma unidade sintagmática e semântica e tal elemento começa por vogal ou h. No entanto, o advérbio bem, ao contrário de mal, pode não se aglutinar com palavras começadas por consoante.

Conclusão:
Apesar de tudo, as regras aplicáveis a mal são mais regulares do que as aplicamos a bem (que será aqui abordado num futuro artigo). Só há hífen antes de vogal ou h: mal-educado e mal-humorado, mas… malcheiroso, maldisposto, malgovernado, malvisto e malcomportado!

(Com)portem-se bem!
Abraço.
AP


7 comentários:

  1. Meu caro mestre: errei mais uma vez: para mim seria mal comportado...!!! Aprendi mais uma hoje! Serei sempre um aluno bemcomportado! Abraço

    ResponderExcluir
  2. Aprendi mais uma e errei também, assim como nosso amigo Aristides.
    Obrigado por mais esta aula.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Ai que errei :(
    Grato pela lição!

    ResponderExcluir
  4. Bom-dia!

    bemcomportado ou bem-comportado?

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Gonçalo!
      Em primeiro lugar, o seu "bom-dia" tem de ser "bom dia". A saudação não leva hífen como acontece com o nome: "Saúdo-o sempre com um bom-dia!" Pode ver a mensagem que aborda o assunto aqui: http://acordo-ortografico.blogspot.pt/search?q=bom+dia
      Quanto à sua pergunta, a resposta é bem-comportado. Contrariamente a "mal", é rara a aglutinação com o advérbio "bem". Quando acontece, o m passa a n. Exemplos: benfazejo e benquisto.
      Cumprimentos.
      AP

      Excluir