SEGUIDORES

segunda-feira, 6 de maio de 2013

.Alliance Française aplica AO… a 50%?

Ando sempre com a máquina fotográfica a postos, pois, quando menos espero, surgem materiais interessantes para os meus blogues.
Enquanto esperava por uma ligação no Metro (estação Marquês de Pombal), vi um anúncio da Alliance Française, tendo fotografado este extrato:

 
Fiquei na dúvida…

A Alliance Française:
a)    aplica o AO a 50% escrevendo (bem) verão com minúscula e (mal) os meses do ano com maiúscula?
OU
b)   não aplica o AO, mas tem um erro ortográfico no cartaz quando escreve (mal) verão com minúscula?

Vamos aos factos:
1. Eis o que se diz no Novo Acordo Ortográfico, Base XIX, nº 1 b):
“A letra minúscula inicial é usada (…) Nos nomes dos dias, meses, estações do ano: segunda-feira; outubro; primavera.”
2. No português europeu, embora usássemos minúscula nos dias da semana, escrevíamos os nomes dos meses e das estações do ano com maiúscula. No português do Brasil, como nas outras línguas latinas (como é o caso do francês), todos os nomes do calendário já eram escritos com minúscula.

Nota final:
Consultando os sítios da Alliance Française, concluí que esta instituição não aplica o AO. Nada contra, uma vez que o período de transição só termina em maio de 2015 (janeiro de 2016 no Brasil). Logo, há um erro ortográfico no cartaz (talvez por contaminação com o francês). Pode acontecer, mas é sempre uma má publicidade…

 
À bientôt.
AP

2 comentários:

  1. Desde quando é que os franceses têm de adoptar regras palermas de alguns iluminados que apenas têm interesse em vender livros no Brasil e pouco ou nada se interessam pela Cultura Portuguesa e a sua língua?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de fazer o seu comentário, devia ter lido a mensagem com atenção... A Alliance Française não tem aplicar o AO nem eu defendo que o faça. Segundo a "Nota Final", que o caro leitor ignorou, diz-se que há um erro ortográfico, pois "verão" deveria ter sido escrito com maiúscula, respeitando a Convenção de 1945.

      Excluir