SEGUIDORES

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

.secção ou seção?

Fonte da imagem: AQUI.
 

Chegou-me ao email o documento sobre a Avaliação de Professores “Questões e Respostas” do DGAE (departamento do Ministério da Educação de Portugal). O objetivo dos seus autores seria escrever o documento segundo as regras do Novo Acordo Ortográfico.
Para além do “arcaísmo” auto-avaliação, que perdeu o hífen, destaco o uso repetido de seção/seções (nas perguntas 19, 22 e 25). Falha surpreendente e quase imperdoável, considerando que é cometida por quem deveria ser um modelo na aplicação de regras…
Trata-se de uma aplicação incorreta do ponto 1. c) da Base IV do NAO: “Conservam-se ou eliminam-se facultativamente, quando se proferem numa pronúncia culta, quer geral, quer restritamente, ou então quando oscilam entre a prolação e o emudecimento”. Em secção, o c é inequivocamente pronunciado. Consultando os dicionários portugueses e o Vocabulário do Portal da Língua Portuguesa, lá está, preto no branco: secçãoàPortugal e seçãoàBrasil. Na grafia desta palavra não houve nenhuma alteração, mantendo-se o que estava em vigor desde 1943 (Brasil) e 1945 (Portugal).
A mesma situação se passa, por exemplo, com as palavras aspeto e aspecto; dicção e dição; facto e fato; corrupto e corruto, em que há dupla grafia para o Brasil, mas apenas uma para Portugal (assinalada a azul).

CONCLUSÕES:
Portugal (norma luso-afro-asiática) 
secção
Brasil (norma brasileira) 
seção e secção
Nota: Embora seção pareça ser mais comum, segundo os dicionários e o Vocabulário da Academia Brasileira de Letras, é igualmente correta a escolha de secção.

Abraço.
AP

9 comentários:

  1. Corruto em Portugal? Veja bem o que assinalou! Só vem provar que este acordo é uma grande salgalhada e o senhor dá-lhe guarida. Citando-o, "Falha surpreendente e quase imperdoável, considerando que é cometida por quem deveria ser um modelo na aplicação de regras…". RetraCte-se!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro R. Horta: Obrigado pela chamada de atenção. Em Portugal, mantém-se corrupto. Quando digo no início do parágrafo "A mesma situação", ou seja, palavras cuja grafia não foi alterada pelo AO, fica óbvio que se tratava de uma gralha, que já corrigi. Errar é humano e só não erra quem não faz. A agressividade do seu comentário é que era perfeitamente dispensável... Cumprimentos. AP

      Excluir
    2. muito sensato, humilde e educado. Verdadeiramente uma chamada à correção gráfica ou verbal é uma demonstração de consideração se feita de maneira gentil . Mas se vem acompanhada de agressividade dá a parecer que o outro quer mais é ofender do que ajudar . Um abraço . TJA / Brasília /

      Excluir
  2. Olá Multiplicador Antônio, estamos felizes por você fazer parte deste projeto. Como prometido, seu blog já foi divulgado. Fizemos de coração, esperamos que goste!

    Aqui está o link da publicação:
    http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/2012/12/multiplicador-acordo-ortografico-o-que.html

    Faça uma visitinha especial ao blog Educadores Multiplicadores, abra as páginas e veja como ficou sua divulgação.

    Multiplicador, (se quiser) escreva um pequeno post mostrando sua chegada ao Educadores Multiplicadores.

    E já sabe, seu blog poderá ficar em evidência todos os meses, conforme as regras da parceria (saiba tirar proveito dessa parceria dinâmica).

    http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/2012/06/seja-um-educador-multiplicador-divulgue.html

    Conheça mais o blog Marquecomx (ele é parte da parceria):
    http://www.marquecomx.com.br/

    Parabéns pelos excelentes textos, fiquemos na Paz de Deus, abraço e até breve!

    ResponderExcluir
  3. Olá educador Antônio!
    Que belos blogs e trabalhos que desenvolve na área de Língua Portuguesa.Tem muito material rico.Estarei sempre por aqui para tirar dúvidas e aproveitar suas sugestões e novidades.Já aderi aos dois blogs.
    Informo que também sou educadora e multipliocadora.Podes contar comigo.Um abraço e feliz 2013.
    www.rosangelaprendizagem.blogspot.com
    rosangelavalipsicopedagogia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rosângela!
      Muito obrigado pelas suas calorosas palavras. Também já aderi aos seus blogues, que são muito interessantes e têm uma apresentação muito apelativa.
      Retribuo os desejos de um feliz 2013.
      Abraço luso.
      António Pereira

      Excluir
  4. Cheguei aqui através do Ed. Multiplicadores e gostei. Já estou seguindo seus dois blogs. Abraços!

    http://www.leiasempre.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Érica.
      Também já sou seguidor do "educa sempre" e do "leia sempre".
      Abraços tb pra você!
      AP

      Excluir