SEGUIDORES

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

.Brasil adia entrada em vigor do Novo Acordo?

Governo brasileiro prepara decreto para adiar acordo ortográfico para 2016

Imagem: AFP/Frank Perry
O novo acordo ortográfico foi introduzido nas escolas portuguesas no ano letivo de 2011/2012
 
Segundo o que acabo de ler, no Brasil, o Novo Acordo não entra em vigor no próximo dia 1 de janeiro, prolongando-se o período de transição até 2016. Em Portugal, a aplicação plena está prevista para maio de 2015.
Espero que se aproveite este tempo extra, sobretudo em dois domínios:
a) Para desatar os nós górdios que ornamentam aqui e ali o texto do AO;
b) Para criar um Vocabulário Comum fidedigno (previsto para 2014) que acabe com divergências incompreensíveis entre os Vocabulários disponíveis online: o do Portal da Língua Portuguesa e o da Academia Brasileira de Letras (com muito mais entradas, apesar de se tratar da mesma língua…).
Aqui deixo a notícia, com data de 7 de dezembro:
 
O senador Cyro Miranda, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB-GO), anunciou que a Presidente do Brasil, Dilma Roussef, está a preparar um decreto que adia a entrada em vigor do novo acordo ortográfico (AO) naquele país para 2016. O acordo é aplicado nas escolas portuguesas desde 2011.
Fonte da assessoria do Ministério de Relações Exteriores brasileiro avançou aos meios de comunicação locais que a pasta está a preparar um decreto que será apresentado à presidente Dilma Rousseff e que tem o intuito de protelar a entrada em vigor do novo AO, escreve o Jornal do Brasil.
O acordo, assinado em 2008 por sete países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), e que pretende simplificar as regras ortográficas e aumentar o prestígio da língua no cenário internacional, deveria ser aplicado pelo governo a partir de 1 de janeiro de 2013, ditavam as normas estabelecidas pelos países.
O senador de Goiás, Cyro Miranda, um dos mais acérrimos críticos do novo acordo, confirma que a presidente Dilma Rousseff tem a intenção de emitir um decreto que adia a data.
Cyro Miranda acrescenta que o ideal seria adiar a vigência para 2018 ou fazer um outro acordo que tenha a contribuição de mais setores da sociedade.
“Para além do novo acordo ter sido mal feito, os professores ficaram de fora”, disse. “Precisamos de rever tudo. Temos que descomplicar a língua, se não vai ser só retórica... Temos que aprovar um formato com lógica”, disse Cyro Miranda, citado pela Agência Brasil.
O senador afirma que governo brasileiro vai sugerir aos outros países que adiem a vigência do novo AO para que todos possam fazer uma total reformulação. 
As mudanças nas regras da língua portuguesa foram elaboradas para uniformizar a grafia dos países que utilizam o idioma e dos oito membros da CPLP apenas Angola não aderiu ao documento.
O novo AO foi introduzido no sistema educativo português em 2011. A 1 de janeiro de 2012, órgãos, serviços, organismos e entidades governamentais adotaram oficialmente a nova grafia. Nuno de Noronha                                                                       
Fonte:

Nota minha: Está previsto que Angola ratifique Acordo Ortográfico em 2013, devido à necessidade de incluir o vocabulário nacional no da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Abraço e bom fim de semana!
AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário