SEGUIDORES

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

TRANSSEXUAL, TRANS-SEXUAL ou TRANSEXUAL?


1. TRANSSEXUAL é uma grafia incompatível com as regras da língua portuguesa, dado não poder haver a consoante dobrada ss (ou rr), senão em posição intervocálica.

2. TRANS-SEXUAL poderia ser uma hipótese, pois uma das principais regras do AO90 determina que há hífen quando a letra final do prefixo é igual à que inicia o segundo elemento (inter-racial, circum-murar, sub-bibliotecário, anti-inflamatório, etc.). Por essa razão, a grafia “microondas” foi alterada para micro-ondas. No entanto, se com micro-ondas a tradição deixou de ser o que era, como vamos ver a seguir, o mesmo não aconteceu com as palavras iniciadas por TRANS.

Sobre este assunto também se pronuncia Rebelo Gonçalves, no seu Tratado de Ortografia da Língua Portuguesa (Coimbra: Atlântida, 1947, p. 75, OBS. 3.ª), uma das obras de referência maiores para a lexicografia portuguesa: "Não podendo haver a consoante dobrada ss, assim como a consoante dobrada rr, senão em posição intervocálica, o s do prefixo trans- é eliminado quando se segue um elemento começado por s: transecular, transiberiano, transubstanciação, transudar".
Nota: Resultado certamente de um espantoso lapso, encontrei no Portal da Língua Portuguesa (AQUI) as grafias trans-sexual”,  “trans-sexualidade” e trans-sexualismo”.

RESPOSTA:
Grafia certa (não alterada pelo AO90): TRANSEXUAL!
Obs.: Como trans-, também os elementos de composição de palavras -re (reentar) e des- (dessalinização) nunca são seguidos de hífen.

Abraço.

ProfAP
Imagem encontrada AQUI.

Um comentário:

  1. Muito claras as informações sobre o AO90. Acredito que,se estivéssemos mais atentos às regras, as dúvidas não seriam tão recorrentes.

    ResponderExcluir