SEGUIDORES

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

arco-da-velha OU arco da velha?

 
Grande parte das dúvidas em relação à aplicação do Novo Acordo Ortográfico têm a ver com o uso do hífen. As regras sempre foram complicadas, tendo o AO90 procurado a sua sistematização e simplificação. O objetivo foi parcialmente conseguido, uma vez que se mantiveram exceções desnecessárias. Vejam-se estes exemplos: cor-de-rosa a par de cor de limão e arco-da-velha a coexistir com arco da chuva. Em Portugal, admitem-se as grafias "cor de rosa" e "arco da velha”. Compreende-se o desejo de simplificar, mas deu-se um tiro no pé da unificação, criando-se divisões onde elas não existiam, uma vez que o VOLP da Academia Brasileira de Letras apenas admite (e bem!) cor-de-rosa e arco-da-velha, respeitando com rigor o texto do AO.
RESPOSTA:
PORTUGAL
BRASIL
arco-da-velha
 
Mas também  arco da velha
 
apenas arco-da-velha
Nota: Esperemos que a publicação do Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa ponha um ponto final nestes pequenos “desvios”...
 
Sobre o assunto, encontrei esta informação:
Após um período em que a plataforma esteve aberta para consulta pública (abril a julho de 2014) e na sequência da aprovação política, em julho de 2014, está em curso a integração no VOC dos dados entregues e aprovados pelos estados-membros da CPLP. Até ao final de 2014, o VOC integrará esses dados, substituindo os instrumentos de âmbito nacional existentes nos países participantes e permitindo que todos os falantes e estudantes da língua portuguesa tenham acesso livre a recursos oficiais comuns para aplicação das regras ortográficas.” (http://www.iilp.cplp.org/voc/)
Enquanto não vem o VOC, fica o meu abraço sem hífenes nem exceções!
AP

Imagem encontrada AQUI.

Um comentário:

  1. No meu modo de ver assim como a matemática, que é a minha matéria preferida, a língua portuguesa é muito bela. por isso sempre quero aprender coisas novas relacionado a esse maravilhoso idioma.

    ResponderExcluir