SEGUIDORES

terça-feira, 25 de março de 2014

Voluntário em S. Tomé 4: tudo sobre rodas!

 O Nei (um novo amigo de origem cabo-verdiana) a sair do mar depois de uma pesca de mergulho. Peixes quase todos desconhecidos para mim…

Para tornar a vida dos meus amigos Leigos um pouco menos dura, fui para a cozinha e criei uma compota de mamão com sumo de limão e canela. Não é para me gabar, mas ficou mesmo no ponto ;)

O acesso à internet não é fácil, pelo que as notícias têm de ser espaçadas.
Apesar da ausência de dias frescos (temperatura à volta dos 30 graus, mas um tempo sempre abafado e húmido), a adaptação fez-se sem grande incómodo.
A formação segue a bom ritmo, abrangendo cerca de 50 pessoas (distribuídas por duas turmas de francês e uma de professores de vários níveis de ensino). As carências de materiais de apoio para as aulas são notórias: nem um gravador áudio. Dois ou três dicionários para toda a escola, caderno, manuais (em muito mau estado), quadro e giz.
No entanto, a vontade de tirar partido da formação é evidente e os professores (bastante jovens e com qualificações que, na maior parte dos casos, não ultrapassam o 11º ano) têm vontade de adquirir novas competências e introduzir inovações no processo de ensino-aprendizagem.
Abraço grande!
António ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário