SEGUIDORES

sábado, 10 de dezembro de 2011

Acordo: as 219 duplas grafias para Portugal

As duplas grafias são um dos bicos de obra do Novo Acordo Ortográfico. Tal acontece por duas razões:
O texto legal não estabelece os universos geográficos de aplicação das situações de dupla grafia, remetendo esse trabalho para os dicionários (que não o fazem de forma sistemática e apresentam discrepâncias entre si);
As editoras e o Portal da Língua Portuguesa interpretam de forma diferente o assunto, apresentando listas de duplas grafias não coincidentes.
Sendo o Portal o órgão oficial da língua portuguesa, utilizei-o como fonte privilegiada para elaborar a lista completa de duplas grafias que agora ponho ao vosso dispor. Da análise paciente e minuciosa das listas milhares de palavras apresentadas, por ordem alfabética, no "Vocabulário da Mudança", resulta este universo de 219 casos em que a dupla grafia é legítima em Portugal e África lusófona. Para a norma brasileira, esse número triplica.
Para ter acesso à lista, clique AQUI.
Também o GUIA EXPRESSO PARA A MUDANÇA foi atualizado, incluindo agora a lista completa das duplas grafias. Tenha acesso ao documento atualizado na banda lateral direita do blogue na secção "DESTAQUES".
Um bom resto de fim de semana para todos!
AP


NOTA:
Retirei do blogue a lista de 200 palavras (com dupla grafia) da Portugal Telecom por conter casos que não estão no Portal e ignorar um número significativo de outros que lá estão registados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário