SEGUIDORES

sábado, 22 de outubro de 2011

A propósito do Acordo I: luso-africana ou lusoafricana?

É frequente os guias disponíveis no mercado ou para descarregamento na Internet oscilarem entre as grafias luso-africanalusoafricana. Antes era com hífen... E agora?
Atirei-me ao assunto e aqui fica o que apurei:
1. Consultando o MorDeb, no Portal da Língua Portuguesa, encontrei, de forma cristalina: luso-africana.

2. Entrei no Ciberdúvidas e, numa resposta dada a um consulente, lá estava, mais uma vez: "luso-africano".
3. Dar uma vista de olhos na Priberam não foi em vão. Deliciem-se:
"Nestes casos, e porque afro-asiático, afro-luso-brasileiro e luso-brasileiro surgem no texto legal como exemplos da Base XV, a Priberam aplicou a Base XV, considerando que "constituem uma unidade sintagmática e semântica e mantêm acento próprio, podendo dar-se o caso de o primeiro elemento estar reduzido". Trata-se de uma estrutura morfológica de coordenação, que estabelece uma relação de equivalência entre dois elementos (ex.: luso-brasileiro = lusitano e brasileiro; sino-janponês = chinês e japonês).



São, no entanto, excepção os casos em que o primeiro elemento não é uma unidade sintagmática e semântica e se liga a outro elemento análogo, não podendo tratar-se de justaposição (ex.: lusófono), ou quando o primeiro elemento parece modificar o valor semântico do segundo elemento, numa estrutura morfológica de subordinação ou de modificação, que equivale a uma hierarquização dos elementos (ex.:  eurodeputado = deputado [que pertence ao parlamento europeu]; lusodescendente = descendente [que provém de lusitanos])."
http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/5037.aspx
Tenho a certeza de que todos perceberam sem dificuldade o raciocínio... Para quem ficou com dúvidas: também a Priberam optou por luso-africana.

A decisão de escolher a Base XIV*1 (que valida lusoafricana) ou a Base XV*1 (que sustenta luso-africana) não é "pera doce". Como o Portal da Língua Portuguesa, que é o órgão oficial do Acordo Ortográfico, regista luso-africana, usarei essa forma aqui no blogue. É assim como uma decisão "por penáltis"! 
Pode sempre recorrer a um termo alternativo: norma luso-afro-asiática...
Um abraço para todos!
AP
*1- O texto do Novo Acordo Ortográfico está organizado em Bases (uma espécie de capítulos): da Base I à XXI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário