SEGUIDORES

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Como escrever: SUB-CATEGORIAS ou SUBCATEGORIAS?


Encontrei há pouco, numa das secções do Notícias ao Minuto, a grafia “sub-categorias”. O uso do hífen está certo ou errado?
Leio, com alguma frequência, grafias com “sub-”, como se este elemento de composição de palavras não pudesse viver sem o hífen: “sub-aquático”, “sub-alimentação”, “sub-diretor”, “sub-delegado”, “sub-editor”, “sub-secção”, “sub-chefe”...
Como vamos ver, em todos os casos apresentados, não deve haver hífen. Aplica-se a regra do art. 7.º, Base 27, do AO de 1945 que determina que só há hífen a seguir a sub-, «quando o segundo elemento começa por b, por h (…) ou por um r».
O AO90, meteu os pés pelas mãos em relação a este prefixo, mas não altera a regra do b/h/r.

RESPOSTA:
Devemos escrever, como já escrevíamos: subcategorias!

Nota: Embora tanto o AO45 como o AO90 sejam omissos em relação ao assunto, manda a tradição lexicográfica que usemos hífen também antes de números: sub-15, sub-19, sub-21, etc.

Abraço.

ProfAP

Um comentário:

  1. Passando pela net encontrei o seu blog, estive a folhear achei-o muito bom, feito com muito bom gosto,sim , gostei do que vi e li.
    Tenho um blog que gostava que conhecesse. O Peregrino E Servo.
    PS. Se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais faça-o de forma a que eu possa encontrar o seu blog para o seguir também.
    Que haja paz e saúde no seu lar.
    Sou António Batalha.
    Peregrino E Servo.

    ResponderExcluir