SEGUIDORES

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Seção?! A VISÃO mete os pés pelas mãos...

 
Desta vez, a título mais informal, o site de notícias Huffington Post, na sua versão norte-americana, sugere aos leitores, na seção de viagens, uma caminhada até à Lagoa do Fogo, na ilha de São Miguel.

A par de fato (em vez de facto), o uso de seção (por secção) é uma das aplicações mais "criativas" do Novo Acordo Ortográfico que vamos encontrando. No caso de hoje, o espécime foi recolhido na Visão online de ontem.
Trata-se de uma aplicação incorreta do ponto 1. c) da Base IV do NAO: “Conservam-se ou eliminam-se facultativamente, quando se proferem numa pronúncia culta, quer geral, quer restritamente, ou então quando oscilam entre a prolação e o emudecimento”. Em secção, o c é inequivocamente pronunciado. Consultando os dicionários portugueses e o Vocabulário do Portal da Língua Portuguesa, lá está, preto no branco: secçãoàPortugal e seçãoàBrasil. Na grafia desta palavra não houve nenhuma alteração, mantendo-se o que estava em vigor desde 1943 (Brasil) e 1945 (Portugal).
A mesma situação se passa, por exemplo, com as palavras aspeto e aspecto; dicção e dição; corrupto e corruto, em que há dupla grafia para o Brasil, mas apenas uma para Portugal (assinalada a azul).

CONCLUSÕES:
PORTUGAL
secção
BRASIL 
seção e secção
Nota: Embora seção pareça ser mais comum, segundo os dicionários e o Vocabulário da Academia Brasileira de Letras, é igualmente correta a escolha de secção.

Abraço.
AP
P.s.: Mais importante do que o "c" a mais ou a menos é (re)visitar a Lagoa de Fogo e aquecer a alma...

Nenhum comentário:

Postar um comentário