SEGUIDORES

sábado, 5 de abril de 2014

Voluntário em S.Tomé 7: o clima...

Num momento de pausa entre duas lições de francês, recebi a companhia de dois suínos que não resistiram ao verde da erva tenra do pátio da escola!
Parte dos meus alunos "profes", apanhados em momento de intensa concentração, que o professor-formador não é para brincadeiras!

É verdade que continuava a sofrer terrivelmente com o clima, mas aos poucos ia-se habituando e já só ensopava duas camisas por dia. O pior eram as noites onde, debaixo do obrigatório mosquiteiro, o calor se tornava ainda mais intenso e quieto.In Equador, pg. 164, de Miguel Sousa Tavares.
Com base no que foi a minha experiência da primeira semana, como outras passagens da obra (cuja empolgante leitura estou quase a concluir), esta pareceu-me exagerada…
As últimas noites mostaram-me que estava enganado. Se a temperatura não é excessiva, não sendo comum ultrapassar os 32 graus, a humidade abafada e estagnada é mesmo difícil de suportar. Numa noite, acordo às 4-5 horas da manhã e já não prego olho; na noite seguinte, o cansaço faz maravilhas e consigo dormir cerca de 7 horas. E o ciclo vai-se repetindo como as sezões…
No entanto, não me queixo. A experiência é novidade e vou guardá-la na memória e na pele. Quanto à roupa, tenho de lavar t-shirts e pijamas todos os dias. Estou especialista no uso do detergentes, sabão azul e branco e lixívia…
Abraço bem “tropicaliente”!

P.s. Iniciada em março, a estação das chuvas (mais quente), prolonga-se até meados de maio, seguindo-se a "gravana" (até setembro), a estação seca. Choverá muito menos, haverá menos sol e a temperatura baixará. Em contrapartida, muito do manto verde que cobre agora o solo vulcânico perder-se-á…
Nova estação de chuvas terá início em setembro até meados de dezembro, começando aí um período com menos chuva (a "gravanita", que vai até fevereiro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário