SEGUIDORES

domingo, 2 de junho de 2013

.para-médico ou paramédico?

Imagem encontrada AQUI.

Segundo a tradição lexicográfica, não era habitual colocar hífen a seguir ao prefixo para- (que significa preparar, esforçar-se por obter), à semelhança do que se fazia, por exemplo, com os prefixos in- e des-.
 
 Com o Novo Acordo Ortográfico, “Nas formações com prefixos (…) e em formações por recomposição, isto é, com elementos não autónomos ou falsos prefixos, de origem grega e latina (…) só se emprega o hífen nos seguintes casos: a) Nas formações em que o segundo elemento começa por h (…); b) Nas formações em que o prefixo ou pseudoprefixo termina na mesma vogal com que se inicia o segundo elemento (…).
Obs.: Resumindo, com o prefixo para-, haverá hífen quando o segundo elemento começar por h ou a. Só me ocorre para-hospital, considerando que existe o termo parafarmácia…

Nota: Não confundir o prefixo com a forma verbal para (verbo parar), que perdeu o acento com o NAO, em que o hífen se mantém: para-raios, para-vento, etc. O Acordo Ortográfico introduziu a exceção paraquedas (como paraquedismo e paraquedista).

Conclusão:
Era e continua a ser: paramédico.

Abraço e bom domingo!
AP
 


7 comentários:

  1. Boa tarde Antônio
    Excelente explanação meu caro colega. E aprender nunca ocupa espaço. Muito rico e interessante seu post. Um abraço afetuoso
    Gracita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Gracita!
      Abraço igualmente afetuoso para si.
      António

      Excluir
  2. Olá, gostaria de dar os parabéns por este Blog, pois nos deixa atualizados com a nossa língua. Estou esperando sua visita no meu Blog.
    www.marilise3673.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Muito legal a postagem, contendo uma explicação bem clara. Abraços
    att. William, Blog Fiat Vox

    ResponderExcluir
  4. Bom dia William, gostei muito do seu blog! Bom fim de semana.Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  5. muito bom , adorei o post, ótimo blog .. abraço !

    ResponderExcluir