SEGUIDORES

quinta-feira, 29 de março de 2012

Acordo: (re)introdução do k, w e y no alfabeto

Como determina a Base I do Novo Acordo Ortográfico, são introduzidas no alfabeto as letras k, w e y.
Com mais rigor, deveríamos dizer “reintroduzidas”, uma vez que elas estiveram no alfabeto até 1911, data em que foram banidas. Repare na transcrição da Base I do Reforma Ortográfica de 1911:
“São proscritas de todas as palavras portuguesas, ou aportuguesadas, as letras k, w, y, as quais serão respectivamente substituídas pelas seguintes: k por qu antes de e, i; por c em qualquer outra situação; w por u, ou por v, conforme fôr a sua pronúncia; y por i. Escreveremos, pois, caleidoscópio, quermes, Venceslau, valsa, tipo, lira, fisiologia, etc.
Excepções: 1.ª Poderão usar-se essas letras em vocábulos derivados de nomes próprios estrangeiros, em que sejam legítimamente empregadas; ex.: kantismo, darwinismo, byroniano (Kant, Darwin, Byron), os quais, porêm, será lícito escrever, em harmonia com a pronuncição, cantismo, daruinismo, baironiano. Confrontem-se Copérnico, de Kopernik, Antuérpia, de Antwerp, (h)iate, de yacht.
2.ª Continuam em uso os símbolos W, para denotar o Oeste, e K como abreviatura de unidade métrica, e tambêm na forma international kilo***, que todavia se poderá escrever quilo***; tanto mais, que o k é um grosseiro êrro nesta palavra, pois o correspondente termo grego se escreve com χ, e não κ.”
Abraço a todos.
ProfAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário