SEGUIDORES

sábado, 21 de janeiro de 2012

Novo Acordo: O cor-de-rosa e o cor de laranja

Gosta do blogue? Então, apoie-o na votação disponível no blogue Aventar (categoria Educação). Clique aqui e vote. Termina hoje a votação. Obrigado ;)

Lendo o texto do Novo Acordo, parece que claro que cor de laranja é sem hífenes e cor-de-rosa com (por ser considerada uma exceção consagrada pelo uso). Quando consultamos os dicionários, eis o que encontramos:
a) cor-de-rosa (Priberam);
b) cor de rosa (Porto Editora);
c) cor-de-rosa e cor de rosa (VOP, no Portal da Língua Portuguesa).
O imbróglio não é recente, havendo na Convenção Ortográfica de 1945 referência ao cor-de-rosa (aí considerada um composto e não uma locução).
A explicação dada por Gonçalves Rebelo é pouco convincente, como pode verificar na excelente resposta dada pelo Ciberdúvidas em junho passado a um consulente. Vale a pena ler o texto AQUI.
OPINIÃO: Considerando o que está no texto do Acordo, parece-me que, enquanto não houver ajustamentos nas regras (que, mais tarde ou mais cedo, terão mesmo de ser feitos!), devemos escrever cor-de-rosa.
Bom fim de semana para todos!
AP

4 comentários:

  1. Obrigado pelo apoio, Sofia!
    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. ... entrei e fiquei aqui ouvindo a trilha sonora. Adorei. Deu uma vontade de pegar a estrada. Saudade de não o sei o quê. Parabéns!

    ResponderExcluir