SEGUIDORES

terça-feira, 10 de julho de 2012

Em bom português: internet ou Internet?

Uma colega fez-me chegar esta pergunta. Recorro a uma resposta do flip.pt, na secção “Dúvidas Linguísticas”:
1. Os dicionários de língua portuguesa não são unânimes na inicial maiúscula ou minúscula.
2. Enquanto o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa regista a palavra com inicial minúscula, o Grande Dicionário Língua Portuguesa da Porto Editora apresenta inicial maiúscula.
3.  a) “Considerando que se trata de uma entidade única (em geral, não dizemos uma internet ou duas internets), a inicial maiúscula faz sentido e até parece ser a grafia mais usual, quer em português quer em outras línguas. Neste sentido, esta palavra aproxima-se de um nome próprio e a sua maiusculização é justificada.”
    b) “(…) a grafia com inicial minúscula também se justifica pelo facto de se tratar da redução do nome comum inglês internetwork, que significa "sistema de redes interligadas". Mais importante do que isso, é possível verificar também (através das ocorrências da palavra em corpora e motores de pesquisa) que a palavra internet já contém, por extensão de sentido, uma acepção em que significa cada uma das ligações à rede mundial de computadores (ex.: esta internet é muito mais rápida; ainda não tenho internet), o que aproxima a palavra de um nome comum.”
 4. “Em geral, recomenda-se que os estrangeirismos sejam grafados em itálico, mas não há necessidade de o fazer quando se trata de um nome próprio. Por este motivo, se se optar pela grafia internet, é recomendado o uso de itálico, se se optar pela grafia com maiúscula, o itálico é desnecessário.”

CONCLUSÃO: Pode escrever com maiúscula ou minúscula. Se optar pela minúscula, deve recorrer ao itálico.

Abraço a todos!
AP

2 comentários:

  1. A regra de siglas no Brasil estabelece que siglas pronunciáveis (ex: Petrobrás, Interpol, etc) sejam grafadas com a primeira letra em maiúscula. Se Internet é a sigla de rede internacional de computadores (International Network), então deve-se usar maiúscula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sua participação.
      No Brasil parece não haver consenso em relação a Internet e internet, como podemos constatar no blogue brasileiro "Sua língua", com este artigo do professor Moreno: http://sualingua.com.br/2009/05/18/internet-ou-internet/
      Abraço desde Lisboa.

      Excluir