SEGUIDORES

segunda-feira, 30 de julho de 2012

.diospiro ou dióspiro?

Sempre disse e escrevi diospiro. No entanto, consultando vários dicionários, verifiquei que todos registam dióspiro, mas nem sempre diospiro. A opção pela esdrúxula (proparoxítona) está em conformidade com o étimo grego (dióspyros, “alimento de Zeus”), mas…
CONCLUSÕES:
A. Considerando o que estipula o Portal da Língua Portuguesa, podemos dizer que, na norma luso-africana, é lícito usar ambos os termos: diospiro e dióspiro.
B. A norma brasileira consagra apenas a forma dióspiro. Nem os dicionários que consultei nem a Academia Brasileira das Letras registam diospiro. Por outro lado, no Brasil também se diz caqui para designar este fruto.

Seja qual for a sua  opção, consuma este fruto sem moderação. Para além da ação antioxidante, contém magnésio, ferro, zinco, cobre e manganésio e uma apreciável quantidade de vitamina C.
Se tiver ao dispor alguns espécimes bem madurinhos, corte-os ao meio, retire a polpa com uma colher sopa e sirva-a fresca e borrifada com um pouco de moscatel (de Setúbal, claro!). Uma delícia!

Boa semana!
AP

6 comentários:

  1. 1 - Em bom português? Bom português era o anterior ao Acordo Ortográfico. O actual é à vontade de cada um. Nem é bom nem é mau, é uma m....
    2 - Moscatel de Setúbal, porquê? Se o de Favaios é bem melhor.
    Ao seleccionar o perfil tive que escolher anônimo em vez de anónimo. Tá-se a ver o acordo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anónimo:
      Sobre o Novo Acordo, cada um tem a sua opinião e a sua opção. Há lá coisa mais bonita que a liberdade?
      Quanto ao bom português, o assunto abordado no artigo (diospiro/dióspiro) nada tem a ver com o AO90.
      Finalmente, quanto ao moscatel de Favaios, nada contra, pois também sou um apreciador. Com a crise que está por aí, todo o moscatel que há em Portugal não chega para esquecer...
      Cumprimentos.
      AP
      P.s. É fácil evitar o "anônimo". Basta identificar-se... ;)

      Excluir
  2. apesar de realmente existir a forma dióspiro, nunca ouvi ninguém a pronunciá-la, nem no brasil nem em portugal, apenas a forma diospiro. confere? ou vcs já ouviram alguém dizer dióspiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por ter ouvido a pronúncia dióspiro é que fiz a pesquisa e publiquei o artigo.

      Excluir
  3. Porque não moscatel de Favaios??? Eu gosto mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim, estão ao mesmo nível. Também sou um apreciador do de Favaios, mas, vivendo na zona das vinhas do moscatel de Setúbal, promovi um produto local...

      Excluir