SEGUIDORES

domingo, 19 de janeiro de 2014

mal criado, mal-criado OU malcriado?

Será que se escreve assim? Hum...


Falando de educação (ou da falta dela!), devemos escrever malcriado!

Esta regra não é uma malfeitoria do Novo Acordo, pois ele limita-se, na Base XV, nº 4, a dar uma nova redação à regra "antiga": Emprega-se o hífen nos compostos com os advérbios bem e mal, quando estes formam com o elemento que se lhes segue uma unidade sintagmática e semântica e tal elemento começa por vogal ou h. No entanto, o advérbio bem, ao contrário de mal, pode não se aglutinar com palavras começadas por consoante. Eis alguns exemplos das várias situações: bem-aventurado, bem-estar, bem-humorado; mal-afortunado, mal-estar, mal-humorado; bem-criado (cf. malcriado)

Notas: 
A. Situações em que há hífen a seguir a BEM e MAL:
MAL
.   Apenas antes de vogal ou h:
Ex.: mal-humorado e mal-educado.
BEM
.   Antes de vogal ou h:
Ex.: bem-humorado e bem-educado.
.   Mas também em todas as outras situações em que haja unidade semântica:
Ex.: bem-criado, bem-comportado, bem-disposto, bem-feito, bem-intencionado, bem-mandado, bem-parecido, bem-nascido, bem-sucedido, bem-vindo, bem-visto, etc.

B. Na Nova Gramática do Português (1984, pág. 66), Celso Cunha e Lindley Cintra abordam o assunto de uma forma um pouco diferente, seguindo de perto o Formulário Ortográfico de 1943 (Brasil):
nos compostos com bem, quando o elemento seguinte tem vida autónoma, ou quando a pronúncia o requer: bem-ditoso, bem-aventurança».


DICA MUITO RENTÁVEL, com elevadas hipóteses de acertar:
Com bem, use sempre hífen; com mal apenas antes de vogal ou h!


Esperando que todos fiquem BEM,
AP
Imagem encontrada AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário