SEGUIDORES

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

bem-te-vi-miúdo OU bem te vi miúdo?


 
O meu caro leitor estará certamente a interrogar-se sem saber muito bem aquilo de que lhe estou a falar…
No entanto, se for o famoso naturalista David Attenborough ou um cidadão brasileiro, já sabe que estamos a falar da pequena ave que está na imagem, originária do Brasil, segundo país do mundo com maior número de espécies de aves conhecidas (cerca de 1840), a seguir à Colômbia (com 1900).
 
Respondendo à pergunta:
Devemos escrever bem-te-vi-miúdo!
 
Porquê?
Consultemos o AO90 (Base XV, ponto 3): “Emprega-se o hífen nas palavras compostas que designam espécies botânicas e zoológicas, estejam ou não ligadas por preposição ou qualquer outro elemento: abóbora-menina, couve-flor, erva-doce, feijão-verde;(…) cobra-capelo, formiga-branca; andorinha-do-mar.
Nota: Embora nem o AO45 (em Portugal) nem o FO43 (no Brasil) tivessem uma regra para estes compostos, era habitual fazer-se a hifenização na maior parte dos casos. O AO90 consagra a prática anterior na regra acima enunciada, não havendo exceções: todas as palavras que designam plantas e animais são hifenizadas.
Bem-te-vi-miúdo é o nome popular da nossa ave, também conhecida, entre outros nomes, como guaracava-de-barriga-amarela, maria-já-é-dia e maria-tola.
 
Abraço a todos!
AP

Imagem encontrada AQUI.
Informações sobre a ave consultadas AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário