SEGUIDORES

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

.yoga ou ioga?

Mais uma aventura através das palavras. Como sempre, interessante, apaixonante e talvez até surpreendente... Espero que gostem!

A. Apesar do que é dito na rubrica “Erros mais frequentes” do Ciberdúvidas (IOGA... e não "yoga"), as respostas dadas a perguntas de consulentes em 2004 e 2011 vão no sentido de aceitar ambas as grafias.
B. Tanto os dicionários online (Porto Editora e Priberam) como o Portal da Língua Portugal consagram também os dois termos.
CONCLUSÕES:
1. Norma luso-africana - Podemos escrever yoga (em itálico ou entre aspas, pois é um estrangeirismo: importação do sânscrito) e ioga (forma adaptada). Yoga pronuncia-se sempre com o aberto, enquanto ioga pode dizer-se com o aberto ou fechado. Género: masculino.
2. Norma brasileira - Segundo a Academia Brasileira das Letras e os dicionários Aurélio e Aulete, há apenas uma forma correta: ioga (com o aberto ou fechado). Género: feminino.
Nota: Embora seja comum vermos as grafias yôga/iôga, não há lugar a acento. A Norma de 45 (para Portugal) e o Formulário Ortográfico (para o Brasil), com raras exceções definidas nos respetivos textos, fizeram desaparecer o acento circunflexo distintivo da generalidade dos homógrafos heterofónicos, como acerto (ê)/acerto (é) ou forma (ô)/forma (ó).

Abraço para toda a lusofonia!
AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário