SEGUIDORES

sábado, 28 de abril de 2012

Em bom português: porque OU por que?

Porque ou por que?
Agradecendo a boa disposição e simpatia com que fui recebido pelos colegas "profes" na sessão sobre o Acordo em Póvoa do Lanhoso, aqui ficam as prometidas dicas para fazer face ao dilema na escolha entre porque/por que.

1. Explicação técnica:
Porque (advérbio interrogativo: “Porque tens tanta agressividade dentro de ti?”; conjunção causal “Fui-me embora porque estava cheio de fome!”).
Por que (preposição por + interrogativo ou relativo que).

2. Dicas para saber optar corretamente:

A.
Teste
Escolha acertada
Exemplos
A. Se for substituível por
por qual
OU
pelo/a(s) qual/quais
POR QUE

.Por que (= por qual) razão não me telefonaste?
.Eu conheço o motivo por que (= pelo qual) não me telefonaste!
B. Sendo substituível por porque é que
OU
pois
PORQUE
.Porque(= porque é que) não vens comigo?
.Não vens comigo porque (= pois) não te apetece.
B.
1. Tratando-se de uma pergunta (Porque estás com medo?), resposta (Estou com medo porque não sei o que vai acontecer.) ou explicação (Tenho de ir já, porque estou atrasada!), escreve-se PORQUE.
2. Na generalidade das outras situações, usa-se POR QUE.
Nota: Na norma brasileira, usa-se sempre por que nas perguntas.

Aprofunde conhecimentos em:
http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=19733
http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=25695
http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=3157
http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=193

Bom fim de semana!
ProfAP

6 comentários:

  1. Obrigada! Estava mesmo a precisar desta explicação!gora, pode esclarecer-me acerca do agradecimento? Eu sei que para a mulher é "obrigada", para homem "obrigado", mas baralho-me quando somos por exemlo, duas mulheres, dizemos "muito obrigadas"? O nosso muito obrigado! fica correto?

    Obrigada!

    Alice Alves (Miranda do Corvo)

    ResponderExcluir
  2. Olá, cara colega Alice!
    Se forem duas mulheres, agradecem, como sugere, com um "muito obrigadas".
    Em breve, publicarei uma mensagem dedicada a este assunto.
    Com votos de bom trabalho e a chuvinha que, sendo incómoda, é uma bênção dos céus!
    ProfAP

    ResponderExcluir
  3. Nossa professor! que susto! Ainda bem que o senhor disse no final do texto que a norma brasileira usa o "por que" nas perguntas. Eu estava ficando confuso com a explicação, pensei comigo " estar faltando alguma coisa aí"... rsrs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, meu caro Citizen!
      Ainda bem que foi só um susto, não é? ;)
      Obrigado pela visita e disponha sempre.
      ProfAP

      Excluir
  4. Caríssimo(a) AP
    Na frase que escreve: "Porque(= porque é que) não vens comigo?", não deveria estar o acento circunflexo no "e" da palavra "Porque"?
    Se não, desde quando é que se deixou de diferenciar o "porquê" para pergunta e o "porque" para resposta?

    Infopedia:
    porquê
    nome masculino causa; motivo; razão

    advérbio interrogativo por que razão


    porquê In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-08-02].
    Disponível na www: .
    M. Cumps.
    Angel_Sweet

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Angel:
      A pergunta tanto pode ser formulada com "porque" como com "porquê". A diferença é que o "porquê" surge isolado, enquanto o "porque" necessita de contextualização. Veja os exemplos:
      1. Porque é que não respondes?
      2. Não respondes. Porquê?
      Cumprimentos.
      António Pereira

      Excluir