SEGUIDORES

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Acordo: esclarecimento de dúvidas

Antes de mais, um agradecimento aos colegas “profes” do EBI do Carregado pela simpatia na receção. Os “cookies” de chocolate e o moscatel de produção particular estavam excelentes!
Relativamente a uma questão que me foi colocada na sessão em relação a duplas grafias na palavra "inseto" e respetivos derivados, confirmo e alargo a informação que dei.
1. “Inseto” tem uma única grafia, não estando validada a pronúncia “insecto”. Confirmei em dicionários de referência que o “c” não aparece como pronunciado na transcrição fonética. Também “inseticida” tem uma única grafia. Para ambos os casos, há uma dupla grafia, mas apenas para a norma do Brasil.
2. Como podemos ver no anexo do “Guia Expresso para a Mudança” (disponível na banda lateral direita do blogue na secção “OS GUIAS CÁ DA CASA!”), há duplas grafias nas seguintes palavras da família de “inseto”: insectífero/insetífero; insectiforme/insetiforme; insectívoro/insetívoro; insectófilo/insetófilo; insectologia/insetologia; insectológico/insetológico; insectologista/insetologista.
3. Nas duplas grafias, dado o seu elevado número e os casos em que a lógica “é uma batata”, não devemos improvisar. Em cada de dúvida, há que confirmar sempre no sítio recomendado: Portal da Língua Portuguesa (no “Vocabulário da Mudança”). No final do Guia Expresso referido no ponto 2. desta mensagem,  também tem acesso à lista completa das 233 duplas grafias que o Portal apresenta para a norma luso-africana.
Abraço a todos.
ProfAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário