SEGUIDORES

sexta-feira, 12 de abril de 2013

.Afinal, o que é a lusofonia?

Imagem encontrada AQUI.
A. CONCEITO
Muito se fala de lusofonia, mas não há unanimidade sobre o que ela é (e o que deverá ser no futuro) e nem todos aceitam o conceito.
Decompondo a palavra (luso+fonia), poderíamos ser conduzidos a uma interpretação de âmbito restrito: “fala dos lusos” (=portugueses). No entanto, os sentidos dicionarizados do termo são bem mais amplos:
1. conjunto dos falantes de português.
2. conjunto de países que têm o português como língua materna ou como língua oficial.
O conceito terá partido “do sonho do pensador brasileiro, Sílvio Romero, que no início do século XX, constata que os países e colônias portuguesas, precisam se unir em prol de formar uma defensiva contra “concorrentes estranhos”, sendo composto por três círculos: 1º- as oito nações lusófonas; 2º- outras línguas e culturas de cada umas dessas oito nações; 3º- “indivíduos e instituições alheios aos países lusófonos, mas que mantêm uma relação, seja por empatia, erudição, ou outro interesse, com a nossa língua em comum.” Fonte: Fábio Lisboa (AQUI).

B. NÚMEROS
Consoante as fontes, assim são os números, que variam entre 190 e mais de 250 milhões.
Considerando que, segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, os números “Censo Demográfico 2010” apontam para uma população de quase 191 milhões de pessoas, o número total de lusofalantes ultrapassa seguramente os 200 milhões. Num artigo publicado no semanário Expresso (AQUI) Alexandra Carita atribui à língua portuguesa “mais de 250 milhões de falantes”, de acordo com as estatísticas do Banco Mundial, número bastante superior aos “cerca de 200 milhões” avançados pelo Instituto Camões.

C. RANKING
Também aqui, não há unanimidade: para uns, o português é a 5ª língua mais falada no mundo; para outros, ocupa a 6ª posição. Para o Instituto Camões, o português surge em 6ª lugar (3º nas línguas europeias faladas no mundo, depois do inglês e do espanhol).

D. PESO DE CADA PAÍS LUSÓFONO
As estatísticas do Banco Mundial dizem-nos que o Brasil é o motor da lusofonia com 77,6% dos lusofalantes. Seguem-se Moçambique (9,4%), Angola (7,7%) e… Portugal (4,2%).

Abraço.
AP

Um comentário:

  1. Olá Professor.
    Que bom que gostou do novo Portal Teia.
    O Antigo será desativado e junto com ele irá sumir esse banner que está em seu blog, para ter o novo banner Teia basta pegar o código que está em nossa primeira página.
    Obrigado e até mais

    ResponderExcluir