SEGUIDORES

quinta-feira, 25 de abril de 2013

.“25 de abril” ou “25 de Abril”?


A. A aplicação do ponto 1 b) da Base XIX do Novo Acordo Ortográfico (“A letra minúscula inicial é usada (…) Nos nomes dos dias, meses, estações do ano”) parece não deixar dúvidas de que devemos escrever “25 de abril”. No Brasil, já se escrevia com minúscula na era pré-AO.
B. E se referirmos a 1974, data da queda da ditadura em Portugal?
Voltemos ao texto do Acordo, à mesma Base XIX, ponto 2 e): “A letra maiúscula inicial é usada (…) Nos nomes de festas e festividades: Natal, Páscoa, Ramadão, Todos os Santos”.
C. Podemos considerar que uma data histórica é uma festividade? Na opinião do Ciberdúvidas, sim.
D. Este é mais um caso, em que, na minha opinião, a redação o texto do AO podia ter sido mais rigorosa. Bastava ter escrito “festas, festividades e datas históricas” ou incluir uma data histórica nos exemplos.

Conclusões:
1. Os meses do ano escrevem-se com minúscula nas datas comuns, como é o caso de “25 de abril de 2013” ou “7 de setembro de 2012”.
2. No entanto, teremos de recorrer à maiúscula para nos referirmos a acontecimentos históricos: “25 de Abril de 1974” (para falarmos do fim da ditadura em Portugal) e “7 de Setembro de 1822” (para nos referirmos à independência do Brasil).

Revisão da matéria:
1.
Imagem encontrada AQUI.
 
Certo com minúscula, pois anuncia-se a data (25 de abril de 2007) da comemoração do 33º aniversário do acontecimento histórico, ou seja, 25 de Abril de 1974.

2.
Imagem encontrada AQUI.
 
Errado, uma vez que é referida a data histórica: 25 de Abril de 1974.

Abraço e, para quem é fã da data, boas comemorações!
AP

4 comentários:

  1. Este é mais um exemplo a juntar aos ridículos 'cor-de-rosa / cor de laranja' ou 'norte / Norte de Portugal' em que o AO manda escrever umas coisas de uma forma e outras semelhantes de forma diferente. Assim, se eu me referir ao ano de 1973 devo escrever '25 de abril de 1973' mas se for o ano seguinte então já será '25 de Abril de 1974' - este AO precisa mesmo de uma revisão profunda !!!!

    Pedro Oliveira Reis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1. Neste caso, não há razões para atacar o AO. É apenas uma lógica de nome comum/nome próprio. Só usa a maiúscula se se referir ao "25 de Abril" como marco histórico. Se disser "nasci no dia 25 de abril de 1974", usa minúscula. Tínhamos (e temos) antes do AO uma situação semelhante com os dias da semana, que já eram escritos com minúscula. Escrevemos "sexta-feira" (nome comum) a par de "Sexta-Feira Santa" (nome próprio).
      2. A questão cor-de-rosa vs. outras cores iniciadas por "cor de" não é uma invenção do Novo Acordo. Há uma reflexão sobre o assunto no Acordo de 1945, na Base 28: "cor de açafrão, cor de café com leite, cor de vinho (casos diferentes de cor-de-rosa, que não é locução, mas verdadeiro composto, por se ter tornado unidade semântica)". Acrescento que, segundo o AO45, "cor de laranja" já não era hifenizado.
      3. Quanto aos pontos cardeais/colaterais, a tal revisão justifica-se...

      Excluir
  2. Aceito a sua explicação mas com tanta facultatividade permitida pelo AO, não custava nada que os meses do ano pudessem ser escritos tanto em maiúsculas como em minúsculas independentemente de serem ou não uma data histórica.
    Relativamente às cores, desde a cor de açafrão à cor de burro quando foge não me chocam não terem hífen, mas entendo que cor-de-laranja está tão consagrada pelo uso como cor-de-rosa pelo que ambas deviam ter (ou não ter) hífen. Se o AO-45 já mandava que se escrevessem de forma diferente, estava mal e o AO-90 poderia ter corrigido em vez de deixar tudo na mesma.

    Cpts

    Pedro Oliveira Reis

    ResponderExcluir
  3. Lembro o comentador Pedro Oliveira Reis que os meses do ano escrevem-se com inicial minúscula em TODAS as línguas latinas. Pelo AO de 1945, o português era a única língua latina em que tal não se passava. Situação que o AO de 1990 veio alterar.

    ResponderExcluir