SEGUIDORES

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

.pé-de-meia ou pé de meia?

Fonte da imagem: AQUI.
 
A Base XV do Novo Acordo Ortográfico (relativa ao uso do hífen em compostos, locuções e encadeamentos vocabulares) determina, no ponto 6, que “Nas locuções de qualquer tipo, sejam elas substantivas, adjetivas, pronominais, adverbiais, prepositivas ou conjuncionais, não se emprega em geral o hífen.
Com esta regra são varridos centenas de hífenes, conseguindo-se uma efetiva simplificação da língua. No entanto, na parte final da redação, introduzem-se exceções desnecessárias: “salvo algumas exceções já consagradas pelo uso (como é o caso de água-de-colónia, arco-da-velha, cor-de-rosa, mais-que-perfeito, pé-de-meia, ao deus-dará, à queima-roupa).

A locução de hoje é uma tais exceções “consagradas pelo uso”. Assim sendo, mesmo com o AO90, continuamos a escrever pé-de-meia!

Com ou sem hífen, um bom pé-de-meia será sempre um conforto.
Abraço.
AP

4 comentários:

  1. Um belo pé-de-meia com notas «cor de laranja», neste caso não consagrado pelo uso. ;)

    Um abraço,
    Sofia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E sai um abraço para a Sofia e um obrigado pelas visita! ;)
      AP

      Excluir
  2. "Com ou sem hífen, um bom pé-de-meia será sempre um conforto" mas para o fisco, enquanto o Gaspar por cá andar. Já viram que volta a discussão do AO, agora e, mais uma vez, para evitar outras discussões? O AO, quanto a mim, devia ser assunto arrumado porque polémicas e discussões continuarão a existir sempre, e felizmente, nesta e em qualquer língua viva. Nos espaços competentes e não outra vez nos parlamentos que o aprovaram.

    ResponderExcluir