A imagem veio dAQUI.
Alguém na televisão estatal portuguesa (RTP) está a precisar de um trabalhinho para casa: ler com atenção as regras do Novo Acordo Ortográfico! No canal RTP Informação foi utilizada, numa legenda, a grafia "adeto", como pode confirmar na imagem alojada AQUI.
A imagem testemunha uma inacreditável (e incorreta) aplicação do
ponto 1. c) da Base IV: “Conservam-se ou
eliminam-se facultativamente, quando se proferem numa pronúncia culta, quer
geral, quer restritamente, ou então quando oscilam entre a prolação e o
emudecimento”.
Em adepto, o p
é inequivocamente pronunciado. Na grafia desta palavra não houve nenhuma alteração, mantendo-se o que estava em vigor tanto em Portugal como no Brasil. Lá como cá, ninguém diz "adeto".
CONCLUSÃO:
Portugal
(norma luso-afro-asiática) Brasil (norma brasileira)
Abraço.
AP
O que está neste "post" referido como "fonte da imagem não é "fonte" alguma, é o local onde a imagem está alojada. Ou seja, trata-se de uma prática abusiva de utilização de alojamento e tráfego alheios em proveito próprio.
ResponderExcluirBoa noite.
ExcluirEra dispensável a acusação e as palavras desagradáveis. Estava e estou de boa-fé e bastava pedir para a imagem ser retirada e tê-lo-ia feito de imediato (como já fiz).
Cumprimentos.
AP
E quem é que lhe garante que a "gralha" foi uma aplicação errada do novo AO?
ResponderExcluirBoa noite.
ExcluirFundamentei, com base no texto do AO, a opinião de que é uma aplicação errada. Cabe agora ao leitor provar o contrário. Deixo o desafio.
Cumprimentos.
AP
Boa noite!
ResponderExcluir"Em adepto, o c é inequivocamente pronunciado." Há qualquer coisa que não está lá muito certa aqui, não é verdade?
Terá de explicar melhor, pois não estou a entender o que quer dizer...
Excluir"Em adepto, o c ..." Qual c? A palavra adepto não tem nenhum "c"...
ExcluirO lapso está corrigido! A dislexia tem destas coisas...
ExcluirAinda bem.
ResponderExcluirIsto é comum em todas as estações... Ainda hoje vi uma na TVI. Uma VERGONHA!!!!! Ignorância pura. Até porque o P de adeptos lê-se...
ResponderExcluir