SEGUIDORES

domingo, 3 de fevereiro de 2013

.Cristiano Ronaldo marcou um auto-golo ou um autogolo?

A imagem de CR7 veio dAQUI.
 
Hoje, ao almoço, vi na televisão imagens do jogo Granada-Real Madrid, disputado ontem. Na nota de rodapé lia-se: “Real Madrid perde com auto-golo de Cristiano Ronaldo”. Estava dado o mote para a questão de hoje.
Como vimos na mensagem anterior, com a palavra "autoconhecimento", antes do AO90, com o prefixo auto só se hifenizava antes de vogal, h, r ou s. Ou seja, os golos marcados na própria baliza eram… autogolos!
Alterou-se alguma coisa com o AO? O Novo Acordo não introduz hífenes onde eles não existiam, salvo raras exceções (por exemplo, micro-ondas, que antes se escrevia sem hífen: microondas). A regra, agora mais simples e de aplicação mais lata, determina que, em geral, só há hífen quando a letra final do prefixo é igual à letra que inicia o segundo elemento (auto-observação) ou quando este começa por h (auto-hipnose).
 
Conclusão:
Tanto pelas regras de 1945 (1943 no Brasil) como pelas do AO90, Cristiano marcou um autogolo precioso… para a equipa adversária! Melhores dias virão, Cristiano…
 Nota: No Brasil, o termo utilizado é gol. Quanto ao infeliz lance de Cristiano, em vez de recorrer a auto, as crónicas que li usam a expressão gol contra.
 
Boa semana para todos... sem autogolos ou gols contra!
Abraço.
AP

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário