SEGUIDORES

sábado, 16 de fevereiro de 2013

.adepto ou adeto?!

 
A imagem veio dAQUI.
 
Alguém  na televisão estatal portuguesa (RTP) está a precisar de um trabalhinho para casa: ler com atenção as regras do Novo Acordo Ortográfico! No canal RTP Informação foi utilizada, numa legenda, a grafia "adeto", como pode confirmar na imagem alojada AQUI.
A imagem testemunha uma inacreditável (e incorreta) aplicação do ponto 1. c) da Base IV: “Conservam-se ou eliminam-se facultativamente, quando se proferem numa pronúncia culta, quer geral, quer restritamente, ou então quando oscilam entre a prolação e o emudecimento”.
Em adepto, o p é inequivocamente pronunciado. Na grafia desta palavra não houve nenhuma alteração, mantendo-se o que estava em vigor tanto em Portugal como no Brasil. Lá como cá, ninguém diz "adeto". 
 
CONCLUSÃO:
Portugal (norma luso-afro-asiática) Brasil (norma brasileira) 
adepto
Atenção:
Em caso de dúvida, consulte sempre os vocabulários oficiais: o do Portal da Língua Portuguesa (AQUI) e o da Academia Brasileira de Letras (AQUI).



Curiosamente, a mesma RTP tem um programa de divulgação do AO, o "Bom Português". E qual o tema da edição de 24/01/2012? "Com o A.O. como se escreve? adepto? ou adeto?"
Em casa de ferreiro, espeto de pau...
 
 
Abraço.
AP


10 comentários:

  1. O que está neste "post" referido como "fonte da imagem não é "fonte" alguma, é o local onde a imagem está alojada. Ou seja, trata-se de uma prática abusiva de utilização de alojamento e tráfego alheios em proveito próprio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite.
      Era dispensável a acusação e as palavras desagradáveis. Estava e estou de boa-fé e bastava pedir para a imagem ser retirada e tê-lo-ia feito de imediato (como já fiz).
      Cumprimentos.
      AP

      Excluir
  2. E quem é que lhe garante que a "gralha" foi uma aplicação errada do novo AO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite.
      Fundamentei, com base no texto do AO, a opinião de que é uma aplicação errada. Cabe agora ao leitor provar o contrário. Deixo o desafio.
      Cumprimentos.
      AP

      Excluir
  3. Boa noite!
    "Em adepto, o c é inequivocamente pronunciado." Há qualquer coisa que não está lá muito certa aqui, não é verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Terá de explicar melhor, pois não estou a entender o que quer dizer...

      Excluir
    2. "Em adepto, o c ..." Qual c? A palavra adepto não tem nenhum "c"...

      Excluir
    3. O lapso está corrigido! A dislexia tem destas coisas...

      Excluir
  4. Isto é comum em todas as estações... Ainda hoje vi uma na TVI. Uma VERGONHA!!!!! Ignorância pura. Até porque o P de adeptos lê-se...

    ResponderExcluir