SEGUIDORES

sábado, 10 de março de 2012

Receita 7: Empadão de frango ao alhinho


A receita, sendo morosa, não é difícil. Para além do frango, os ingredientes principais são o azeite e os alhos. O resultado final compensa o trabalho que dá. Pode ser uma boa escolha para aproveitar sobras de frango assado, sobretudo as partes mais secas.

Empadão de frango ao alhinho

Ingredientes:
. 1 frango assado
. 1 molho de espinafres (ou nabiças ou grelos)
. 1 kg de batatas reduzidas a puré
. 12 cogumelos frescos (previamente lavados e laminados)
. 8 rodelas de chouriço de carne certificado (o de porco preto é uma delícia!)
16 dentes de alho grandes
. azeite (para cozinhar, não use azeite extravirgem)
. massa de pimentão, sal, sumo de limão, pimenta preta moída no momento
Preparação:
A - O frango com os cogumelos
1. Esfregue todo o frango com sumo de limão e barre-o com uma papa feita com 4 dentes de alho em puré, 1 colher de sopa de massa de pimentão, azeite e pimenta. Deixe-o marinar pelo menos durante 2 horas.
2. Leve-o a assar em lume médio até estar tostadinho.
3. Retire-o do forno e, quando estiver morno, tire-lhe a pele (vá lá, pode deliciar-se com 1 tirinha minúscula...) e os ossos e desfie-o .
4. Ponha numa frigideira grande (ou wok) 4 alhos feitos em puré e 4 colheres de sopa de azeite e os cogumelos. Junte uma pitada de pimenta e deixe apurar durante 3 a 4 minutos.
5. Junte o frango desfiado e, mexendo sempre, deixe apurar durante mais 5 minutos.
B - Os espinafres
1. Ponha os espinafres (cortados grosseiramente) em água a ferver com uma pitada de sal. Quando estiverem cozidos (cerca de 10 minutos depois de levantarem fervura), escorra-os e esprema-os para que fiquem sem água. 
2. Ponha numa frigideira 4 alhos feitos em puré e 4 colheres de sopa azeite e deixe aquecer durante 1 minuto em lume médio. Junte os espinafres, mexa bem e deixe apurar durante 5 minutos. 
C - O puré
1. Descasque as batatas e coza-as com sal (cerca de 20 minutos depois de a água levantar fervura).
2. Com o esmagador de batatas, obtenha uma massa tão homogénea quanto possível. Pode usar o passe-vite (interessante este estrangeirismo!).
3. Ponha numa frigideira 4 alhos feitos em puré e 4 colheres sopa de azeite e deixe aquecer durante 1 minuto em lume médio. Junte o puré e 4 colheres de sopa de leite. Polvilhe com pimenta e noz moscada e mexa bem para ficar aveludado. Se ficar seco, junte mais leite.
D - O grand finale
1. No fundo de um tabuleiro de barro (ou pirex), faça com ternura uma bela cama com os espinafres.
2. Junte o frango desfiado com os cogumelos. Com carinho, espalhe bem os pedaços de modo a cobrir toda a área dos espinafres.
3. Com delicadeza, cubra o frango com o puré.
4. Com arte, disponha as 8 rodelas de chouriço sobre o puré.
5. Com fé, leve ao forno até estar loirinho (sem queimar o chouriço). Cerca de 25 minutos.

Sugestões para servir este prato:
. Embora seja um prato de frango, considerando os ingredientes e o modo de preparação, um tinto pode ser uma opção interessante. Porque um dia não são dias, aqui fica a proposta da região do Douro: Castelo d'Alba (Grande Reserva). Um néctar para quem aprecia tintos personalizados. Não sei o preço, pois foi-me oferecido por um amigo. ;)
. Para a sobremesa algo muito simples de preparar, mas diferente: descasce uma banana bem madura e sirva com pedacinhos de geleia. Pode optar pela geleia que tiver disponível. A geleia de limão divulgada no blogue resulta em cheio: o ácido suave do limão faz o casamento perfeito com o doce da banana!
Que trabalheira que deu passar a receita para texto! Mas como não quero que vos falte nada...
Agora, tenho de ir preparar o almoço de hoje. Cozido de frango (alimentado com milho e trigo) com chispe e enchidos (e legumes variados, arroz e feijão). Muito saudável... para a alma! ;)
Bon appétit e bom fim de semana!
ProfAP
P.s. Uma saudação especial para os colegas da Escola Sec. da Sé, na Guarda. Agradeço a simpatia na receção no seminário sobre o Acordo e deixo uma palavra de ânimo para amenizar a tristeza que o falecimento de uma colega, nesse mesmo dia, deixou em todos. Mãe quando nos traz ao mundo, madrasta quando nos abandona, a vida tem de continuar...
Espero que nos possamos reencontrar em circunstâncias mais felizes.

2 comentários:

  1. Da Escola Secundária da Sé,Guarda, enviamos um abraço de bom trabalho e de agradecimento pela forma bem disposta e profissional com que nos ofereceu receitas para lidar com o Novo
    (Des)Acordo Ortográfico!

    Um abraço.

    Sandra Santos - Prof. Bibliotecária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui deixo o meu muito obrigado, retribuindo o abraço e os desejos de bom trabalho também para vós! ;)
      ProfAP

      Excluir