SEGUIDORES

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Os meses do ano continuam a ser nomes próprios?

O caso das palavras que passam a escrever-se obrigatoriamente (como os meses e as estações do ano) ou opcionalmente (como os nomes das disciplinas ou as formas de tratamento) com maiúscula ou minúscula levanta, para muitas pessoas, a dúvida: tratando-se de um acordo ortográfico (que supostamente apenas alteraria a ortografia), as palavras que passaram a ser escritas com minúscula continuam a fazer parte da classe de palavras dos nomes próprios (antigos substantivos próprios)?
Todas as palavras que (por opção ou obrigação) forem escritas com minúscula passam para a classe dos nomes comuns
Transcrevo, com a devida vénia, uma pergunta endereçada ao Ciberdúvidas sobre o assunto e a respetiva resposta:
“[Pergunta] Segundo as normas do novo Acordo Ortográfico, os nomes das disciplinas e dos meses do ano passam a escrever-se com minúscula. Passarão a classificar-se como nomes comuns, ou manterão a classificação de nomes próprios? Obrigada. Maria Vaz :: Professora :: Lisboa, Portugal

[Resposta] Considera-se que passam a ser classificados como nomes comuns, tal como acontece com os nomes dos dias da semana. Note-se, contudo, que o novo Acordo Ortográfico é omisso sobre esta questão, como aliás apontam uma resposta do Ciberdúvidas (ver Textos Relacionados) e um comentário disponível numa página da Porto Editora. Carlos Rocha :: 06/10/2011” In http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=29987 (acedido em 9.1.2012)

Boas maiúsculas e minúsculas para todos!
AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário