SEGUIDORES

domingo, 25 de dezembro de 2011

Acordo: maiúscula inicial em pontos cardeais

Boa noite!
Um cumprimento especial ( e um agradecimento pelo carinho com que me trataram) aos colegas que estiveram na sessão sobre o Acordo realizada no dia 22/12 na Esc. Sec. José Saramago, em Mafra. Relativamente à questão do uso de maiúscula/minúscula, deixo-vos uma resposta dada pelo "flip" a uma pergunta sobre o assunto.
<><>
<><>
<><>
<><>
<><>
"Quando devo usar iniciais maiúsculas e quando devo usar iniciais minúsculas nas palavras "norte", "sul" e similares?
Mitch (Brasil)
Segundo o Acordo Ortográfico de 1945, os pontos cardeais deverão ser maiusculados quando designam regiões, independentemente de serem usadas de modo absoluto ou de restringirem explicitamente a área de um topónimo (ex.: Norte de Portugal, Sul de Espanha, foram ao Norte e voltaram na terça-feira).
O Acordo Ortográfico de 1990 introduz uma ligeira diferença no que respeita à maiusculação dos pontos cardeais, que passam apenas a escrever-se com maiúscula inicial quando se usam de modo absoluto (isto é, quando não estão junto a um topónimo) para designar uma região. Assim, por exemplo, passará a escrever-se no Norte quando se quer dizer no norte de Portugal e no Oeste quando se quer dizer no oeste africano. A minúscula mantém-se sempre que o ponto cardeal esteja adjunto ao nome de uma região (ex.: norte de Portugal, sul de Espanha, nordeste brasileiro, norte da Europa).
"
Que o Natal, para além de doce, possa ser feliz para cada um de vós!
AP



Nenhum comentário:

Postar um comentário