SEGUIDORES

terça-feira, 8 de abril de 2014

Voluntário em S. Tomé 8: Quase cumprida a missão...

Foz do rio Malanza, quando o dia se atira abruptamente para os braços da noite...

Prato típico de S. Tomé: peixe-barriga-fumado (é mesmo esse o nome do peixe!) salgado com molho de legumes e a acompanhar fruta-pão assada na brasa...

Quase, quase... no fim da missão!
Feliz pelo feed-back recebido dos "alunos" e dos meus amigos Leigos e com o coração apertado pelas despedidas já feitas e as que se aproximam, parto amanhã para a capital e sexta de madrugada voo para Lisboa, onde devo chegar ao início da tarde. 
O momento de dizer adeus ao Sul terá lugar hoje à noite, após a soirée de petiscos são-tomenses que os profes da escola de Porto Alegre fizeram questão de preparar. 
Concluí há pouco, num intervalo, a leitura ávida de "Equador", de MST. Tanto o desfecho como o facto de ter chegado ao fim do livro deixaram-me alguma tristeza na alma. Não pude deixar de me identificar com a personagem central nesta passagem: "ele amava aquela ilha, o verde da mata, o azul do mar e o cinzento translúcido do nevoeiro que o envolviam, como se o protegessem nos seus braços de seiva, de sal, de névoa."
Abraço equatorial para todos!
António

P.s. Organizei com sucesso uma "dégustation" da minha nova compota em homenagem a S. Tomé: mamão com canela e chalela (designação dada aqui ao chá-príncipe).

Nenhum comentário:

Postar um comentário